Educação Ambiental, Sustentabilidade e Gestão de Resíduos Sólidos

percepções em Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16371

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Percepção ambiental, Coleta seletiva, Disposição de resíduos, Políticas públicas

Resumo

Environmental Education, Sustainability and Solid Waste Management: perceptions in Ponta Grossa, Paraná, Brazil

A relação entre consumo consciente, Educação Ambiental (EA) e a Gestão dos Resíduos Sólidos é crucial para enfrentar os desafios ambientais atuais. O rápido desenvolvimento tecnológico tem levado a um aumento significativo na produção de resíduos, causando danos ao meio ambiente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos busca promover o gerenciamento sustentável, mas a mudança comportamental é um desafio. Em Ponta Grossa e em outras cidades, a falta de conscientização da população e a necessidade de uma coleta seletiva eficiente resultam em resíduos inadequadamente descartados. Esse trabalho teve como objetivo analisar a realidade de Ponta Grossa em relação a percepção ambiental, Educação Ambiental e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos, de forma que evidencie os problemas e suas raízes. Para isso, foram realizadas saídas na cidade em diferentes bairros para análise da situação. O estudo demonstra que a Educação Ambiental é essencial para sensibilizar e estimular a adoção de práticas mais responsáveis. A implementação de políticas sustentáveis e o engajamento da comunidade são fundamentais para um futuro mais sustentável, integrando os humanos e a natureza. Além disso, a Educação Ambiental relaciona-se com a sustentabilidade e podem promover a percepção ambiental que é necessária para a redução de problemas voltados ao descarte e direcionamento dos resíduos sólidos.

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Biografia do Autor

Leonardo Souza Santos, Universidade tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT-PG) - UTFPR. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa (UTFPR-PG). E-mail: leonardosantos.2019@alunos.utfpr.edu.br

Natalie Alana Pedroso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental e Urbana (PPGSAU). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade tecnológica Federal do Paraná, Membro de Grupo de Pesquisa- Conservação da Natureza e Educação Ambiental (CONEA). E-mail: nataliealana@alunos.utfpr.edu.br

Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Licenciada
em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Ciências pela
Universidade de São Paulo. Coordena o Grupo de pesquisa em Conservação da Natureza e Educação Ambiental (CONEA) da UTFPR. E-mail: liaantiqueira@utfpr.edu.br

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Souza Santos, L., Pedroso, N. A., & Orth Ritter Antiqueira, L. M. (2024). Educação Ambiental, Sustentabilidade e Gestão de Resíduos Sólidos : percepções em Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16371