Percepção Ambiental e Resíduos Sólidos
estudo aplicado com alunos de uma Instituição de Ensino Superior localizada no Município de Juiz de Fora (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15404Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino superior, Percepção ambiental, Resíduos sólidosResumo
Environmental perception and solid waste: a study conducted with students of a Higher Education Institution in Juiz de Fora, State of Minas Gerais (MG)
O presente estudo teve o objetivo de avaliar a percepção ambiental relacionada aos resíduos sólidos de alunos de cursos de graduação em Engenharia de uma instituição de ensino superior. Para tanto, utilizou-se a metodologia survey, expressa na aplicação de um questionário, com um total de 18 questões, abordando as práticas cotidianas relacionadas aos resíduos sólidos e a gestão municipal integrada de resíduos sólidos. Os resultados encontrados demonstraram uma maior adesão dos alunos do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária às práticas pró-ambientais. Os alunos desse curso demonstraram o maior conhecimento em relação à gestão integrada de resíduos sólidos e aos problemas decorrentes de sua ausência ou inadequação. Destacou-se o elevado percentual de alunos do curso de graduação em Engenharia Civil que não adotam práticas pró-ambientais e que desconhecem os aspectos relacionados à destinação final e à disposição final ambientalmente adequadas de resíduos sólidos.
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