Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas e  os autores serão convidados a fazer nova submissão de acordo com os parâmetros solicitados.

Todos os artigos submetidos deverão ser encaminhados no TEMPLATE disponibilizado aqui. O não cumprimento resultará na rejeição do texto e convite para nova submissão na revista, dentro dos parâmetros estipulados.

 

1. A contribuição deve ser original e inédita (artigo científico,  resenha ou entrevista) e conter análises com aporte teórico e metodológico embasado em resultados preliminares ou pesquisas concluídas na área da educação e da educação ambiental.

2. A contribuição não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

3. A submissão deve conter, no máximo, 03 pessoas como autoras, das quais, pelo menos uma deve possuir o título de Doutorado. É vetado adicionar qualquer pessoa autora após aprovação do artigo.

4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista. Os dados relativos à(s) pessoa(s) autora(s) serão registrados no sistema, no momento da submissão.

5. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).

6. Logo após seu recebimento, o artigo passará por uma inspeção e verificação no CopySpider e outros programas detectores de plágio. Em caso de detecção de PLÁGIO ou AUTOPLÁGIO o artigo será rejeitado automaticamente.

7. Por política editorial, não aceitamos a publicação de mais de um artigo da mesma pessoa autora e/ou coautora no período relativo a DOIS anos (24 meses). Cada pessoa autora deve aguardar o intervalo de 2 anos entre publicações. Esta regra não se aplica para a publicação de resenhas e entrevistas. Poderá haver exceções em caso de edições especiais ou em casos específicos que serão avaliados pela equipe editorial. Além disso, uma mesma pessoa autora não deverá submeter mais de um manuscrito ao mesmo tempo na revista, como autora ou coautora (exceto com justificativa plausível a ser avaliada e acatada ou não pela equipe editorial).

8. Sobre endogenia: visando atender aos critérios de avaliação dos periódicos científicos adotados pelas bases indexadoras mais conceituadas, a Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental limita-se a publicar, anualmente, no máximo 10% do número de artigos com pessoas autoras vinculadas à FURG.  

9. Para submissão de ARTIGOS, é necessário o preenchimento de todos os campos (metadados) solicitados no sistema SEER. Artigos com campos deixados em branco correm o risco de não serem avaliados. No formulário de submissão é indispensável preencher os campos Nome, email, ORCID, “Instituição/Afiliação” (nome completo da instituição e sigla) e “Resumo da biografia” (constando a formação - principalmente a última formação ou obtenção de título acadêmico, titulação e endereço para currículo Lattes). Não usar caixa alta no preenchimento dos metadados no sistema, incluso no título do artigo, apenas letra maiúscula em início de frase, ou em início de substantivo próprio ou quando for necessário. O artigo não será publicado sem que os dados estejam devidamente preenchidos. 

10. Para submissão de RESENHAS, todos os itens acima devem ser seguidos e, ainda que no texto não sejam exigidos resumo e palavras-chave, nos metadados é necessário que esses itens sejam inseridos na língua original do texto, seguindo as mesmas normas acima mencionadas e mesmas diretrizes para artigos em relação a esses dois itens.

11. Como parte do processo de submissão, ficam as pessoas autoras responsabilizadas a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas ou devolvidas para as pessoas autoras.

12. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para autores".

13. As pessoas autoras e coautoras de artigo/resenha/entrevista necessitam cumprir as normas editoriais e as condições de submissão acordadas com nossos indexadores nacionais e internacionais para que os manuscritos possam vir a ser publicados na Revista Ambiente & Educação. Ou seja, o texto e a formatação devem estar de acordo com as "Diretrizes para autores" da revista. 

14. A elaboração dos textos na língua original e línguas estrangeiras é de inteira responsabilidade da pessoa autora.

15. A inclusão das referências com informações e dados corretos (autoria, nome da obra, editora, local, data etc) é de inteira responsabilidade da pessoa autora do manuscrito que está sendo submetido à Ambiente & Educação. 

16. As pessoas autoras devem estar cientes de que o não cumprimento das normas editoriais e das condições de submissão para artigos, resenhas e entrevistas irão ocasionar a rejeição do manuscrito.

17. Ficam reservados, à Ambiente & Educação: Revista da Educação Ambiental, os direitos autorais de todos os artigos, resenhas e entrevistas nela publicados.

18. Sobre o uso de imagens próprias ou de terceiros/as, a pessoa autora do trabalho a ser publicado nesta revista concorda com a seguinte declaração:

Declaração para uso de imagens

“Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa do(a) autor(a), seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na "Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental", ISSN 2238-5533, no âmbito do Portal de Periódicos da FURG.”

No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros(as) ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais  - Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - o(a) declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo,  assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.