Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e INÉDITA (artigo científico, ou resenha ou entrevista), e contém análises com aporte teórico e metodológico embasado em resultados preliminares ou pesquisas concluídas na área da educação e da educação ambiental.
    O artigo contém um resumo em português e outro em inglês com título, contendo no máximo dez linhas e quatro a cinco palavras-chave.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está com fonte arial 12; espaçamento entre linhas 1,5 cm; recuo da primeira linha: 1,25 cm; alinhamento 3 cm margem superior e direita. 2,5 cm para margem inferior e esquerda; título principal fonte arial 12 em negrito com caixa alta e subtítulos devem estar em fonte arial 12 negrito; as citações diretas e indiretas estão nas normas da ABNT.
    O artigo contém no mínimo 15 laudas e no máximo 25 laudas com as referências.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares às Cegas.
  • As referências bibliográficas constam nos metadados da submissão.
  • Preenchi, sem usar caixa alta em todo o texto, o título do artigo, os dados da minha biografia e de todos coautores, incluso a última formação acadêmica, resumo com título em inglês, bem como o ORCID nos metadados no sistema da Revista.
  • Estou ciente que o não cumprimento das normas editoriais e das condições de submissão para artigos, resenhas e entrevistas irão ocasionar a rejeição do artigo.

Diretrizes para Autores

A revista Ambiente & Educação é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 

As normas para aceitação de artigos para publicação no Periódico são as seguintes:

1. O artigo, resenha ou entrevista que será avaliado na Revista Ambiente & Educação deve ser inédito e deve conter análise com aporte teórico e metodológico embasado em resultados preliminares ou consolidados de pesquisa na área da educação e da educação ambiental.

2. Pelo menos um dos autores deverá ter o título de Doutorado como titulação acadêmica. Os artigos devem conter no máximo dois (duas) coautores (as). É VETADO adicionar autores (as) após aprovação do artigo.

3. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares às Cegas. Os dados relativos ao(s) autor (es) serão registrados no sistema, no momento da submissão.

4. É OBRIGATÓRIO o preenchimento completo da biografia do (a) autor (a) e co-autores (as), incluso da última formação ou obtenção de título acadêmico, resumo com título em inglês e informar o ORCID no sistema/plataforma (metadados) SEER. O artigo não será publicado sem que os dados estejam devidamente preenchidos. NÃO USE caixa alta no preenchimento dos metadados no sistema, incluso no título do artigo, apenas letra maiúscula em início de frase, ou em início de substantivo próprio ou quando for necessário.

5. Por política editorial, não aceitamos a publicação de mais de um artigo do(a) mesmo(a) autor(a) e co-autor (a) no mesmo ano. Cada autor(a) deve aguardar o intervalo de 2 anos entre publicações.

6. Sobre endogenia: Visando atender aos critérios de avaliação dos periódicos científicos adotados pelas bases indexadoras mais conceituadas, a Ambiente & Educação limita-se a publicar anualmente no máximo 10% do número de artigos com autores(as) sejam vinculados a FURG. Cada autor(a) deve aguardar o intervalo de 2 anos entre publicações. 

7. O artigo antes de ser publicado, caso aceito, passará por uma inspeção e verificação no CopySpider e outros programas detectores de plágio. Em caso de detecção de PLÁGIO ou AUTO-PLÁGIO o artigo será REJEITADO automaticamente.

8. Normas de formatação do artigo no arquivo Fonte: times new roman 12; Espaçamento entre linhas: 1,5 cm; Recuo da primeira linha: 1,25 cm; Alinhamento: 3 cm; margem superior e direita. 2,5 cm para margem inferior e esquerda. Títulos: Principal fonte arial 14 em negrito em minúsculas. Subtítulos devem estar em fonte arial 12 negrito. O uso das citações diretas e indiretas devem seguir as normas da ABNT. O artigo deve conter no mínimo 15 LAUDAS e no máximo 25 laudas com as referências. * Em caso de dúvidas seguir as normas atualizadas da ABNT.

9. O artigo deverá vir acompanhado de um resumo em português e outro em inglês, AMBOS COM TÍTULO, contendo no máximo dez linhas e cinco palavras-chave

10. Todos os artigos recebidos serão submetidos aos (as) pareceristas que geralmente são professores (as) e pesquisadores (as) atuantes na temática do artigo e que são externos e alheios à equipe editorial e à FURG. As modificações ao texto, quando sugeridas pelos(as) mesmos (as), serão encaminhadas aos autores para consideração. Da mesma forma, será avisado ao(s) autor(es), via OJS, quando o texto for recusado.

11. Caso o artigo tenha sido aprovado, mas com necessidade de alterações para publicação, a autoria deve encaminhar o artigo indicando em cor vermelha e com comentários no texto onde estão as alterações. Em caso de não atendimento da orientação o artigo será rejeitado.

12. As referências devem ser colocadas nos metadados e citadas no interior do texto deverão ter a seguinte forma: (Autor, Ano, página). As referências deverão ser apresentadas ao final do artigo, seguindo as normas mais recentes da ABNT.

13. Os(as) autores(as) são responsáveis pela exatidão das referências e a sua respectiva inserção nos metadados.

14. As notas de rodapé, quando existirem, devem ser numeradas automaticamente em algarismos arábicos em ordem crescente.

15. A revisão linguística e o conteúdo dos textos aprovados para publicação na Revista Ambiente & Educação são de inteira responsabilidade dos (as) autores(as).

16. O (a) autor (a) e co-autor (a) de artigo necessita cumprir as normas editoriais e as condições de submissão acordadas com nossos indexadores nacionais e internacionais para que o artigo/entrevista/resenha seja publicada na Revista Ambiente & Educação. Ou seja, o artigo deve estar de acordo com as "Diretrizes para autores" da Revista. 

17. Também aceitamos resenhas (até 8 páginas) de obras não publicadas em outros periódicos e entrevistas de relevância acadêmica no campo da educação ambiental. Com exceção do número de páginas, as diretrizes anteriores se aplicam as resenhas e entrevistas.

 

Resenhas

- Para essa seção serão aceitas resenhas de obras (livros, capítulos, artigos e outros) que tenham relação com o debate acerca da Educação Ambiental;

- Devem seguir as mesmas regras de formatação dos artigos (formatação, fonte e etc).

- A resenha deve ter no máximo oito (8) páginas e não deve conter resumo. As informações sobre a obra devem estar inseridas como nota de rodapé no título;

- É necessário que se realize uma relação entre a obra resenhada e a Educação Ambiental. Trazendo elementos para o debate, pesquisa, ensino e extensão dentro da área.

Educação Ambiental e a Pandemia de COVID-19

Essa seção foi aberta para a submissão de artigos sobre a temática “Educação Ambiental e a Pandemia de COVID-19”, com vistas a compor dossiê a ser publicado no segundo semestre de 2021.

Educación Estético-Ambiental (EEA): fundamentos, saberes y práctica

Artigos previstos para a publicação no dossiê temático "Educación Estético-Ambiental (EEA): fundamentos, saberes y práctica", organizado pelas Profas Dras. Diana Salomão de Freitas e Lurima Estevez.

Educação Ambiental e Justiça Climática

Artigos previstos para a publicação no dossiê temático "Educação Ambiental e Justiça Climática".

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.