Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e INÉDITA (artigo científico, ou resenha ou entrevista), e contém análises com aporte teórico e metodológico embasado em resultados preliminares ou pesquisas concluídas na área da educação e da educação ambiental.
O artigo contém um resumo em português e outro em inglês com título, contendo no máximo dez linhas e quatro a cinco palavras-chave. - Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
- Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
-
O texto está com fonte times new roman 12; espaçamento entre linhas 1,5 cm; recuo da primeira linha: 1,25 cm; alinhamento 3 cm margem direita e esquerda. 2,5 cm para margem superior e inferior; título principal fonte times new roman 14 em negrito com caixa alta e subtítulos devem estar em fonte times new roman 12 negrito; as citações diretas e indiretas estão nas normas da ABNT.
O artigo contém no mínimo 15 laudas e no máximo 25 laudas com as referências. - O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares às Cegas.
- As referências bibliográficas constam nos metadados da submissão.
- Preenchi, sem usar caixa alta em todo o texto, o título do artigo, os dados da minha biografia e de todos coautores, incluso a última formação acadêmica, resumo com título em inglês, bem como o ORCID nos metadados no sistema da Revista.
- Estou ciente que o não cumprimento das normas editoriais e das condições de submissão para artigos, resenhas e entrevistas irão ocasionar a rejeição do artigo.
Resenhas
- Para essa seção serão aceitas resenhas de obras (livros, capítulos, artigos e outros) que tenham relação com o debate acerca da Educação Ambiental;
- Devem seguir as mesmas regras de formatação dos artigos (formatação, fonte e etc).
- A resenha deve ter no máximo oito (8) páginas e não deve conter resumo. As informações sobre a obra devem estar inseridas como nota de rodapé no título;
- É necessário que se realize uma relação entre a obra resenhada e a Educação Ambiental. Trazendo elementos para o debate, pesquisa, ensino e extensão dentro da área.
Educação Ambiental e a Pandemia de COVID-19
Essa seção foi aberta para a submissão de artigos sobre a temática “Educação Ambiental e a Pandemia de COVID-19”, com vistas a compor dossiê a ser publicado no segundo semestre de 2021.
Educación Estético-Ambiental (EEA): fundamentos, saberes y práctica
Artigos previstos para a publicação no dossiê temático "Educación Estético-Ambiental (EEA): fundamentos, saberes y práctica", organizado pelas Profas Dras. Diana Salomão de Freitas e Lurima Estevez.
Educação Ambiental e Justiça Climática
Artigos previstos para a publicação no dossiê temático "Educação Ambiental e Justiça Climática".
Declaração de Direito Autoral
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.