Estudos de percepção ambiental em Unidades de Conservação

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15768

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Educação ambiental, Gestão Ambiental, Portal CAPES

Resumo

Environmental perception studies in Conservation Units: a systematic literature review

O estudo da percepção ambiental, aliado à Educação Ambiental (EA), pode auxiliar no funcionamento efetivo das Unidades de Conservação (UCs). À vista disso, essa pesquisa teve como objetivo, identificar como estão sendo realizados os estudos de percepção ambiental em UCs brasileiras. A constituição do corpus se deu através do Portal CAPES, utilizando os descritores “percepção ambiental” e “unidades de conservação”, buscando artigos publicados nos últimos 10 anos. Os 33 artigos selecionados foram submetidos à Análise de Conteúdo  e à testes Qui-quadrado Exato de Fisher (p < 0,05). Os resultados evidenciaram que as pesquisas estão sendo realizadas em todo o país e com público variado, mas principalmente com moradores que vivem no entorno dessas áreas. A percepção ambiental varia de acordo com o conhecimento e admiração que estes possuem sobre as UCs. Destaca-se que, esta pesquisa, pode subsidiar ações de EA e Gestão Ambiental que promovam a participação social.

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Biografia do Autor

Karlen Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2022) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá e voluntária ICMBIO na elaboração do Projeto Político Pedagógico mediado pela Educação Ambiental (PPPEA) do Parque Nacional do Iguaçu. 

Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Formada em Ciências Biológicas (2005), com especialização em Educação e Gestão Ambiental (2012), e doutorado em Biologia Comparada pela UEM (2012). Entre os anos de 2004 e 2010, atuou como professora de Ciências e Biologia na rede pública de educação do estado do Paraná. Atualmente, é docente adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos, onde se dedica à pesquisa e docência no curso de Ciências Biológicas. Foi coordenadora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2017 e 2018, e do programa Residência Pedagógica de 2019 a 2021. Atualmente, é coordenadora do Projeto Político Pedagógico Mediado pela Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu e membro da Comissão Interinstitucional Estadual de Educação Ambiental (CIEA) do estado do Paraná.

Ana Tiyomi Obara, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1987), Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1992) e Doutora em Ciências pela UFSCar (1999). Foi docente colaboradora no Departamento de Tecnologia Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (1999-2000). É Professora Associada do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá - UEM, na área de Ensino, de 2000 até o presente. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Educação Ambiental e Ensino de Ciências, atuando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, didática no ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental em escolas, unidades de conservação e comunidades. Em 2003, criou o Grupo de Estudo, Pesquisa e Disseminação do Ensino de Ciências e Biologia e da Educação Ambiental - SEMINARE. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM no biênio 2011-2013 e Pró-Reitora de Ensino na UEM na gestão 2014-2018. Pesquisadora Associada, desde dezembro de 2018, do Centre de recherche en éducation et formation relative à l'environnement et à l'écocitoyenneté da Universidade do Quebéc em Montreal - UQAM. 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Rodrigues, K., Aparecida de Oliveira Sereia, D., & Tiyomi Obara, A. (2023). Estudos de percepção ambiental em Unidades de Conservação: uma revisão sistemática da literatura. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–31. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15768