Aportes teóricos para a crítica ao colonialismo na educação ambiental
perspectivas educadoras de base comunitária a partir das narrativas do Beco Priscila em Belford Roxo, RJ
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18350Palavras-chave:
Educação Ambiental, Dupla fratura, Descolonização, Educação Ambiental de Base ComunitáriaResumo
Theoretical Contributions for Critiquing Colonialism in Environmental Education: Community-Based Educator Perspectives from the Narratives of Beco Priscila in Belford Roxo, RJ.
O artigo aborda uma crítica à educação ambiental sob uma perspectiva descolonial, centrada na comunidade do Beco Priscila, em Belford Roxo. Ele questiona como práticas de educação ambiental podem refletir a dominação racial e colonial, destacando que essas práticas, apesar de serem diversas e críticas, frequentemente perpetuam visões ocidentalizadas sobre a relação entre humanidade e natureza. O texto discute conceitos como "dupla fratura", “habitar colonial” e "colonialidade cosmogônica", apontando como o colonialismo separou histórias ambientais e raciais, causando injustiças cognitivas e ambientais. A partir de narrativas locais, o artigo propõe a educação ambiental de base comunitária como uma resposta crítica, integrando saberes marginalizados e confrontando o colonialismo epistêmico.
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