Aportes teóricos para a crítica ao colonialismo na educação ambiental

perspectivas educadoras de base comunitária a partir das narrativas do Beco Priscila em Belford Roxo, RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18350

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Dupla fratura, Descolonização, Educação Ambiental de Base Comunitária

Resumo

Theoretical Contributions for Critiquing Colonialism in Environmental Education: Community-Based Educator Perspectives from the Narratives of Beco Priscila in Belford Roxo, RJ.

O artigo aborda uma crítica à educação ambiental sob uma perspectiva descolonial, centrada na comunidade do Beco Priscila, em Belford Roxo. Ele questiona como práticas de educação ambiental podem refletir a dominação racial e colonial, destacando que essas práticas, apesar de serem diversas e críticas, frequentemente perpetuam visões ocidentalizadas sobre a relação entre humanidade e natureza. O texto discute conceitos como "dupla fratura", “habitar colonial” e "colonialidade cosmogônica", apontando como o colonialismo separou histórias ambientais e raciais, causando injustiças cognitivas e ambientais. A partir de narrativas locais, o artigo propõe a educação ambiental de base comunitária como uma resposta crítica, integrando saberes marginalizados e confrontando o colonialismo epistêmico.

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Biografia do Autor

Lívian Vieira Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integra o grupo de pesquisa Pedagogias De(s)coloniais: presenças outras, epistemologias subalternas e gramáticas insurgentes. Tem interesse na intersecção entre estudos descoloniais e educação ambiental.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7933786582702935

Luiz Rufino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- FEBF e pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura e identidade, educaçao, exu, descolonizaçao e cultura.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9099503965867611

Celso Sanchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências BIológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Programa EiCOS (Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008).É professor associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO e Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur e responsável pelo Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária. Foi professor da rede pública estadual do Rio de Janeiro, de 1999 a 2009. È membro do conselho do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena, professor convidado internacional da Universidade de Tolima, Colombia. Colaborador e um dos fundadores da Iniciativa Brasil Haiti.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3777970267731343

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Cardoso, L. V., Rufino, L., & Sanchez, C. (2025). Aportes teóricos para a crítica ao colonialismo na educação ambiental: perspectivas educadoras de base comunitária a partir das narrativas do Beco Priscila em Belford Roxo, RJ. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–22. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18350

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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