O currículo e as perspectivas da Educação Ambiental em contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.16679Palavras-chave:
Perspectiva Crítica, Educação Ambiental, Concepções, Currículo, EscolaResumo
The curriculum and perspectives of Environmental Education in a school context
A Educação Ambiental (EA) contribui para a formação de cidadãos conscientes, considerando o equilíbrio entre o homem e a natureza, o que requer ser discutido no contexto escolar para transversalizar a EA no currículo. Esta pesquisa de cunho qualitativo parte da análise feita em artigos da Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) entre 2018 a 2022 e dos trabalhos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), ano de 2021 no Grupo de Trabalho (GT) de EA, usando os descritores: “Educação Ambiental, Escola e Currículo”. Assim, emergiram duas categorias: Concepções de EA no currículo e a Prática escolar do professor com foco na EA, sendo a primeira analisada conforme a macrotendência conservadora e crítica em atenção à EA no currículo. E a segunda problematizada a partir das práticas de EA por meio de questionários, visitações e relato de observação da cultura do consumo. Portanto, requer alavancar no currículo escolar o conhecimento da EA para a vida.
Downloads
Referências
BECK, Caroline; UHMANN, Rosangela Inês Matos. Práticas educativas de educação ambiental com foco na temática da água. Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación. p. 152-170, 2022. Disponível em: https://revistacseducacion.unr.edu.ar/index.php/educacion/article/download/695/601/2004.
CARVALHO, Isabel. Cristina Moura. Rumo a uma ética ambiental: novas reciprocidades. In: CARVALHO, Isabel Cristina Moura (org.). Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, p. 137-142, 2008.
CZEKALSKI, Riceli Gomes; UHMANN, Rosangela Inês Matos. Estudo das concepções de educação ambiental em filmes como recurso didático. Salão do Conhecimento, [S. l.], v. 6, n. 6, 2020. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/18138.
CZEKALSKI, Riceli Gomes; UHMANN, Rosangela Inês Matos. Filme como recurso didático: um estudo em revistas brasileiras de educação ambiental. Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, [S. l.], v. 2, n. 17, 2022. Disponível em: https://revistacseducacion.unr.edu.ar/index.php/educacion/article/view/730.
FIGUEIREDO, Vanessa Aguiar; CAPORLINGUA, Vanessa Hernandez. A contribuição da Educação Ambiental crítica para o Estatuto da Cidade: uma análise da recuperação socioambiental das cidades no contexto pós-pandemia. Revista de Educação Ambiental, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 1–26, 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15496.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente e Sociedade, v. 17, n. 1. p. 23-40, 2014. Disponível: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernado; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo. Souza de. Educação Ambiental: Repensando o espaço da cidadania. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACIEL, Eloisa Antunes; UHMANN; Rosangela Inês Matos. Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular. Revista práxis educacional, v. 18, n. 49: e10427, 2022. Disponível: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427.
SANTOS, Maria Eduarda Vaz Moniz dos. Que cidadania? Tomo II. Lisboa: Santos-Edu, 2005.
PANSERA-DE-ARAUJO, Maria Cristina; BIANCHI, Vidica; BOFF; Eva Teresinha de Oliveira. Autoria na elaboração das Propostas Curriculares dos Estágios: A Constituição do Conhecimento de Professor. In: GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. (org). Didática das ciências, Appris, p. 33-50, 2013.
PEREIRA, Vilmar Alves; AMARAL, Marcel Jardim. Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico, v. 3, n. 5. Revista Insignare Scientia- RIS, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11906/7586.
PORTO, Patrícia Rosas; SAMPAIO, Tereza Verena Melo da Paixão; MACHADO, Celia Tanajura. Educação ambiental: tendências contemporâneas e o esperançar no enfrentamento aos problemas socioambientais. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 38, n. 3, p. 197–217, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13320.
SAUVÉ, Lucie. Viver juntos em nossa Terra: Desafios contemporâneos da Educação Ambiental. Revista Contrapontos, v. 16, n. 2, p. 288-299, 2016. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/8697.
SILVA, Michelle Luise Soares da; ELALI, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; KARROW, Douglas. Percepção Ambiental: Um estudo com os estudantes do IFRN-SGA. Revista de Educação Ambiental, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15746.
SIQUEIRA José Flávio Rodrigues; SOARES, Fabiano Francisco; ZANON, Angela Maria. PDDE Escolas Sustentáveis: a inclusão da Educação Ambiental no Projeto Político-Pedagógico de escolas públicas em Mato Grosso do Sul. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 36, n. 3, p. 65–85, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9289.
UHMANN, Rosangela Inês Matos; VORPAGEL, Fernanda Seidel. Educação Ambiental em foco no ensino básico. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 13, n.2, p. 53-68, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12989.
UHMANN, Rosangela Inês Matos. Interações e estratégias de Ensino de Ciências com foco na Educação Ambiental. Curitiba: Appris, 2013.
UHMANN, Rosangela Inês Matos. Educação Ambiental como tema transversal na educação. In: GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. (org). Didática das ciências, Appris, p. 237-258, 2013.
GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Apontamentos sobre o Planejamento e a Avalição do ensino de Ciências Biológicas In: GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. (org). Didática das ciências, Appris, p. 237-258, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cláudia Böck Berwaldt, Rosangela Inês Matos Uhmann

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.