Educação ambiental crítica

estudo sobre o uso do cinema ambiental nas escolas municipais de Dourados/MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16066

Palavras-chave:

Cinema Ambiental., Educação Ambiental Crítica., Escolas públicas., Dourados.

Resumo

Critical environmental education: study on the use of environmental cinema in municipal schools in Dourados/MS

O estudo verificou a utilização do cinema ambiental como instrumento para a promoção da educação ambiental crítica nas escolas públicas municipais de Dourados, no Mato Grosso do Sul. O objetivo geral foi investigar o uso do cinema como instrumento de educação ambiental crítica nas escolas. E o objetivo específico consistiu em pesquisar sobre a concepção do/as educadores/as sobre o tema. Foi realizada uma abordagem qualitativa através de entrevistas semiestruturadas em 24 (vinte e quatro) escolas. A pesquisa permitiu concluir que o cinema não é utilizado de maneira crítica, mas tão somente como um recurso secundário, comprometendo a implantação e promoção da educação ambiental sob a perspectiva crítica, emancipadora e transformadora.

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Biografia do Autor

Verônica Maria Bezerra Guimarães, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora associada nos cursos de graduação e no mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e no mestrado de e de Direitos Humanos (UFPE). Pós-doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento pelo PRODEMA-UFPE. Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Unb. Mestre em Direito Público pela UFPE.

Juliana de Oliveira Teixeira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Servidora Pública, Mestre em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Pesquisa Ecofenomenologia, Ciência da Sustentabilidade e Direito.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Bezerra Guimarães, V. M., & de Oliveira Teixeira, J. (2024). Educação ambiental crítica: estudo sobre o uso do cinema ambiental nas escolas municipais de Dourados/MS. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–22. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16066