O MEIO AMBIENTE NA PRÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: INTENÇÕES E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Formação de professores, Materiais pedagógicosResumo
Partindo do pressuposto que a escola tem um papel fundamental de estimular a reflexão e subsidiar a ação dos cidadãos para um comportamento mais responsável ética e ambientalmente, realizamos uma pesquisa para investigar se a Educação Ambiental proposta nos materiais pedagógicos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) tem sido efetivamente aplicada na educação formal. Também verificamos a produção desses materiais referentes aos últimos cinco anos, enviados pela Secretaria de Educação de São Paulo às escolas públicas, destacando os relacionados ao meio ambiente e acompanhamos sua utilização por professores de 5as. a 8as. séries do Ensino Fundamental em três escolas pesquisadas. Utilizamos entrevistas semiestruturadas com os docentes e observação direta das aulas desse nível de ensino. Observamos que, apesar de haver nos “Cadernos do Aluno” conteúdo referente ao meio ambiente, nem sempre o assunto é contemplado nas aulas e os docentes sentem-se despreparados para aplicar esses conteúdos. Eles mencionam problemas, como o excesso de alunos em sala, a falta de infraestrutura na escola, dentre outros. As questões ambientais ainda são apresentadas de forma superficial, pragmática e sem uma reflexão mais crítica. Propomos que a Educação Ambiental seja inserida no ambiente escolar permeando todas as disciplinas e estimulando reflexões e ações que envolvam os atores nesse contexto e façam parte dos projetos educativos das escolas. Sugerimos a necessidade de ampliar a esfera da discussão ambiental, suscitar debates a respeito da práxis pedagógica e estimular o reconhecimento da importância da Educação Ambiental crítica para a construção de uma sociedade mais participativa e sustentável.Downloads
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Publicado
2013-10-24
Como Citar
Ferreira, C. E. A. (2013). O MEIO AMBIENTE NA PRÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: INTENÇÕES E POSSIBILIDADES. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 18(1), 185–210. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/3100
Edição
Seção
Artigos