Trilhas educativas como recurso didático-pedagógico para a prática de educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18262

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica, Parque natural, Não formal, Transposição didática

Resumo

Educational trails as a didactic-pedagogical resource for the practice of environmental education

Esta pesquisa investiga a aplicação de uma proposta de sequência didática que alia atividades na sala de aula e em uma trilha, a fim de problematizar “questões socioambientais” em um parque natural. O objetivo é analisar o uso de uma trilha educativa como recurso didático-pedagógico para problematizar questões socioambientais em uma perspectiva crítica que promova, assim, a Educação Ambiental. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de observação participante, de caráter qualitativo e contou com a participação de estudantes de duas escolas públicas de Educação Básica. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu em três etapas: (i) em sala de aula; (ii) na trilha e (iii) no retorno a sala de aula. Constatou-se que, no decorrer das atividades da sequência didática, ampliou-se a compreensão dos estudantes de diversos conteúdos escolares. Além disso, foi possível depreender que a trilha potencializou observações e reflexões acerca de questões socioambientais e de uma discussão crítica.

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Biografia do Autor

Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Ciências Biológicas. Professor Associado lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Pesquisador no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Cilene de Souza Silva Freitas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestra em Educação em Ciências e Matemática, Área de Concentração em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Carvalho Teixeira Pinto, B., & Silva Freitas, C. de S. (2025). Trilhas educativas como recurso didático-pedagógico para a prática de educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–26. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18262

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