Trilhas educativas como recurso didático-pedagógico para a prática de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18262Palavras-chave:
Educação ambiental crítica, Parque natural, Não formal, Transposição didáticaResumo
Educational trails as a didactic-pedagogical resource for the practice of environmental education
Esta pesquisa investiga a aplicação de uma proposta de sequência didática que alia atividades na sala de aula e em uma trilha, a fim de problematizar “questões socioambientais” em um parque natural. O objetivo é analisar o uso de uma trilha educativa como recurso didático-pedagógico para problematizar questões socioambientais em uma perspectiva crítica que promova, assim, a Educação Ambiental. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de observação participante, de caráter qualitativo e contou com a participação de estudantes de duas escolas públicas de Educação Básica. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu em três etapas: (i) em sala de aula; (ii) na trilha e (iii) no retorno a sala de aula. Constatou-se que, no decorrer das atividades da sequência didática, ampliou-se a compreensão dos estudantes de diversos conteúdos escolares. Além disso, foi possível depreender que a trilha potencializou observações e reflexões acerca de questões socioambientais e de uma discussão crítica.
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