Educação ambiental voltada para a participação social em espaços não formais
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18524Palavras-chave:
Educação ambiental crítica, Pesquisa-ação, Empoderamento comunitário, construção participativa, Feira ecológica e solidáriaResumo
Environmental education focused on social participation in non-formal spaces
A educação não formal desempenha um papel fundamental na construção da cidadania e exige recursos e novas alternativas para repensar o espaço urbano de maneira ambientalmente justa. A Educação Ambiental Crítica vai além da identificação de problemas; ela busca gerar transformações socioambientais e superar a crise ambiental. Diante disso, este artigo teve como objetivo discutir e apropriar-se de um espaço público abandonado, utilizando a Educação Ambiental Crítica e metodologias participativas de Pesquisa-Ação. A pesquisa incluiu a aplicação de questionários semiestruturados, observação participativa, a realização de atividades educativas e feiras comunitárias. As feiras mostraram-se uma ferramenta eficaz para a conscientização comunitária. Observou-se um avanço significativo no empoderamento dos atores sociais, baseado no sentimento de pertencimento, resultado da luta e persistência do grupo em busca de um objetivo comum: a melhoria da praça pública e uma melhor qualidade de vida.
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