Educação ambiental voltada para a participação social em espaços não formais

Autores

  • Mayra Carvalho de Souza Pereira Universidade de Araraquara - Uniara https://orcid.org/0009-0009-7271-4647
  • José Maria Gusman Ferraz Universidade de Araraquara - Uniara

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18524

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica, Pesquisa-ação, Empoderamento comunitário, construção participativa, Feira ecológica e solidária

Resumo

Environmental education focused on social participation in non-formal spaces

A educação não formal desempenha um papel fundamental na construção da cidadania e exige recursos e novas alternativas para repensar o espaço urbano de maneira ambientalmente justa. A Educação Ambiental Crítica vai além da identificação de problemas; ela busca gerar transformações socioambientais e superar a crise ambiental. Diante disso, este artigo teve como objetivo discutir e apropriar-se de um espaço público abandonado, utilizando a Educação Ambiental Crítica e metodologias participativas de Pesquisa-Ação. A pesquisa incluiu a aplicação de questionários semiestruturados, observação participativa, a realização de atividades educativas e feiras comunitárias. As feiras mostraram-se uma ferramenta eficaz para a conscientização comunitária. Observou-se um avanço significativo no empoderamento dos atores sociais, baseado no sentimento de pertencimento, resultado da luta e persistência do grupo em busca de um objetivo comum: a melhoria da praça pública e uma melhor qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Mayra Carvalho de Souza Pereira, Universidade de Araraquara - Uniara

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (PPG- UNIARA). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (NUPEDOR). E-mail: mayrabio12@gmail.com

José Maria Gusman Ferraz, Universidade de Araraquara - Uniara

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Agronomia ( Microbiologia Agrícola ) pela Universidade de São Paulo -ESALQ - USP (1978) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (1985). Atualmente é pesquisador convidado do Laboratório de Engenharia Ecológica da Unicamp - Professor da pós graduação da UNIARA.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Pereira, M. C. de S., & Ferraz, J. M. G. (2025). Educação ambiental voltada para a participação social em espaços não formais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18524

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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