Comorbidades socioambientais para a condição juvenil

a educação ambiental e popular como enfrentamento da juventude à pandemia e aos demais flagelos do capital

Autores

  • Prof. Samuel Ferreira Universidade Federal do Rio Grande (FURG) https://orcid.org/0000-0002-8400-1291
  • Prof. Alisson Souza Corrêa Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Profa. Vânia A. M. Chaigar Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13525

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Juventude; Ecologia; Educação Popular; Pandemia.

Resumo

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS)  declarou estado de pandemia global de Covid-19 devido ao aumento no número de casos e a disseminação da doença em todos os continentes, com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.  A pandemia é mais um elemento da atual crise ecológica, que se configura como um dos desafios centrais que se colocam como problemas estruturais para a sociedade e nesse caso específico, para a juventude na atualidade. Pesquisadores (Krishke, 2000; Groppo, 2004; Carvalho, 2004) vem apontando que a preocupação dos jovens com as questões ambientais e com a luta ambiental, poderá estar constituindo uma nova cultura política entre esses sujeitos sociais (Dayrell, 2000). Dessa forma, o presente artigo levanta algumas reflexões referentes à experiência (Thompson, 1987; Vendramini, 2004), para fazer um debate na perspectiva de que os movimentos, e manifestações organizados pela juventude podem estar nos deixando vestígios importantes (e desperdiçados) para a construção de uma educação ambiental e popular que conteste as injustiças ambientais e as desigualdades socioeconômicas (Acselrad, 2001; Krenak; , aprofundadas pela pandemia do Covid-19.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Juventude; Ecologia; Educação Popular; Pandemia.

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Biografia do Autor

Prof. Samuel Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Bacharel e Licenciado em História pelo Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI - FURG). Mestre em Educação pelo Program de Pós-graduação em Educação. ( PPGEDU - FURG). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA - FURG). Integrante do Grupo de Pesquisa Dinâmicas, Política, Estado e Movimentos Sociais (DIPEM - FURG). Bolsista Capes - DS. 

Prof. Alisson Souza Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação - FURG na Linha de Formação de Professores e Práticas Educativas. Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2019). Participa do Projeto de Pesquisa: Juventudes (Escolares) em tempos de afastamento social: estudos de casos na cidade do Rio Grande, RS - coordenado pela Profª. Drª. Vânia Alves Martins Chaigar. Membro do grupo de pesquisa RECIDADE - Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade atuando nas linhas de pesquisa Cidade, Flora, Infâncias, Juventudes e Animais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na pesquisa em Juventudes, Cidade e Ensino Médio. 

Profa. Vânia A. M. Chaigar, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui graduação em Geografia (1990), especialização (1995) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2001); doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Foi professora na rede pública municipal de educação básica de Pelotas, RS, coordenadora pedagógica do Colégio Municipal Pelotense e coordenadora da área de ensino de Geografia da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, RS. É professora do Instituto de Educação (IE), de Licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua nas seguintes áreas do conhecimento: formação de professores. ensino de geografia e história, didática, formação na/da cidade, memória e estéticas formativas. Coordenou entre 2016 e 2018 o PROEXT/2016: "CULTURA, ESTÉTICA E FORMAÇÃO: redes de saberes, incompletudes e territorialidades". É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Rede de estéticas, culturas e formação na/da cidade - RECIDADE".

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

Tavares Ferreira, S. C., Souza Corrêa, A. ., & Alves Martins Chaigar, V. . (2022). Comorbidades socioambientais para a condição juvenil: a educação ambiental e popular como enfrentamento da juventude à pandemia e aos demais flagelos do capital. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(2), 155–189. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13525

Edição

Seção

Educação Ambiental e a Pandemia de COVID-19