Hortas Escolares para desemparedar, cultivar cidadania e (re)existir
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18507Palavras-chave:
Educação ambiental crítica, Desemparedamento, Hortas Escolares, SustentabilidadeResumo
School Gardens to get out of the walls, cultivate citizenship and (re)exist
Este artigo parte da experiência de desemparedamento vivenciada pelo projeto Hortas Escolares: Cultivando Cidadania de São Leopoldo/RS. O projeto foi pensado a partir da necessidade de reconexão com a natureza e de manutenção dos espaços de hortas escolares. Seguiu-se uma abordagem quali-quantitativa, sendo uma fase de aprofundamento teórico e outra de coleta de dados. 66 hortas foram identificadas e algumas acompanhadas para a coleta dos dados. Observou-se que o projeto se fundamenta no contexto das relações com a natureza, priorizando o pensamento crítico da realidade, reconhecendo melhores condições de vida para as gerações atuais e futuras, de todos os seres vivos, não só humanos. Também propõe estimular a percepção ambiental, promovendo a educação para a sustentabilidade, na ressignificação dos sujeitos e da sua relação com a natureza em seus espaços educativos, de forma mais ecológica, social e multiétnica, numa era que necessitamos revelar coragem para enfrentar esses desafios.
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