Hortas Escolares para desemparedar, cultivar cidadania e (re)existir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18507

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica, Desemparedamento, Hortas Escolares, Sustentabilidade

Resumo

School Gardens to get out of the walls, cultivate citizenship and (re)exist

Este artigo parte da experiência de desemparedamento vivenciada pelo projeto Hortas Escolares: Cultivando Cidadania de São Leopoldo/RS. O projeto foi pensado a partir da necessidade de reconexão com a natureza e de manutenção dos espaços de hortas escolares. Seguiu-se uma abordagem quali-quantitativa, sendo uma fase de aprofundamento teórico e outra de coleta de dados. 66 hortas foram identificadas e algumas acompanhadas para a coleta dos dados. Observou-se que o projeto se fundamenta no contexto das relações com a natureza, priorizando o pensamento crítico da realidade, reconhecendo melhores condições de vida para as gerações atuais e futuras, de todos os seres vivos, não só humanos. Também propõe estimular a percepção ambiental, promovendo a educação para a sustentabilidade, na ressignificação dos sujeitos e da sua relação com a natureza em seus espaços educativos, de forma mais ecológica, social e multiétnica, numa era que necessitamos revelar coragem para enfrentar esses desafios.

 

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Biografia do Autor

Vitória Regina Casagrande Viel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Mestre em Educação pela Unisinos (2009). Atualmente é assessora pedagógica do Núcleo de Educação para a Sustentabilidade na Cidade - NESC da Secretaria Municipal de Educação - SMED São Leopoldo. Consultora Ambiental.

Sandra Lilian Silveira Grohe, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Educação pela Universidade do Rio dos Sinos - UNISINOS; Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS; Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande -FURG; Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Brasileiro de Pós - Graduação - IBPEX; Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha- URCAMP. É Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação - SMED de São Leopoldo, no Núcleo de Educação para a Sustentabilidade na Cidade - NESC. Integra o Comitê Articulador Intersetorial e Interinstitucional (CAII) da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam de São Leopoldo (REDHUMANI/SL). Participa do Grupo de Pesquisas em Educação, Diversidade e Cidadania - GPEDiC (Unisinos/CNPQ). Faz parte do Fórum da Sub-Bacia do Arroio Sapucaia e é vice-presidenta da Associação Roessler - Amigos e Amigas dos Parques Ambientais e Arroios de São Leopoldo. Tem interesses de pesquisa em temas relacionados a Políticas Públicas Educacionais, Educação para a Sustentabilidade, Territórios e Cidadania.

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Coordenador Executivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor na Escola de Humanidades e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Diversidade e Cidadania - GPEDiC (Unisinos/CNPQ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Pesquisador vinculado à Cátedra UNESCO A Cidade que Educa e Transforma (unitwin.iseclisboa.pt). Recentemente realizou uma missão de estudos no exterior como professor visitante na Universidad Alberto Hurtado (UAH, Chile). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogias e territórios urbanos, expressões culturais, pessoas migrantes e direito à educação.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Casagrande Viel, V. R., Silveira Grohe, S. L., & Dias da Silva, R. M. (2025). Hortas Escolares para desemparedar, cultivar cidadania e (re)existir. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(3), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.18507

Edição

Seção

Dossiê: "Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: Memórias e Experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais"

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