As macrotendências da educação ambiental no livro didático de ciências
um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16547Palavras-chave:
Livro didático, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Ensino FundamentalResumo
The macrotrends of environmental education in the science textbook: a study on the final years of elementary education
O objetivo desta pesquisa é analisar as macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental referentes ao livro didático de Ciências do 6º ano da coleção didática "Araribá Mais Ciências", utilizado nas escolas públicas municipais de Ceará-Mirim/RN. A pesquisa foi caracterizada como exploratória e documental. A metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva. Das 9 unidades de análise, apenas uma, referente à camada de ozônio, se aproxima de alguns princípios da Educação Ambiental Crítica. Entretanto, esta dimensão da EA-Crítica, trazida nas questões analisadas, parece se apresentar de modo implícito. Conclui-se que é necessário incluir mais atividades e questões nos livros didáticos analisados, que possibilitem a abordagem da EA-Crítica, visando à transformação de realidades socioambientais problemáticas.
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