As macrotendências da educação ambiental no livro didático de ciências

um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental

Autores

  • José Paulo Dantas Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) https://orcid.org/0009-0009-7608-8639
  • Bruno Lopes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16547

Palavras-chave:

Livro didático, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental

Resumo

The macrotrends of environmental education in the science textbook: a study on the final years of elementary education

O objetivo desta pesquisa é analisar as macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental referentes ao livro didático de Ciências do 6º ano da coleção didática "Araribá Mais Ciências", utilizado nas escolas públicas municipais de Ceará-Mirim/RN. A pesquisa foi caracterizada como exploratória e documental. A metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva. Das 9 unidades de análise, apenas uma, referente à camada de ozônio, se aproxima de alguns princípios da Educação Ambiental Crítica. Entretanto, esta dimensão da EA-Crítica, trazida nas questões analisadas, parece se apresentar de modo implícito. Conclui-se que é necessário incluir mais atividades e questões nos livros didáticos analisados, que possibilitem a abordagem da EA-Crítica, visando à transformação de realidades socioambientais problemáticas.

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Biografia do Autor

José Paulo Dantas Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra (2012), graduação em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022), graduação em Biologie - Université Lille 1 - Sciences et Technologies (2014) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professor de ciências - Colégio de Santa Águeda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, bacterioplâncton, reservatório, açudes e enterobactérias. Especialização em andamento em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN).

Bruno Lopes da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2012). Mestre em Demografia (Programa de Pós Graduação em Demografia/UFRN, 2013) e Doutor em Geografia (PPGE/UFRN). Desenvolve a função de professor do ensino básico na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Geografia (Urbanização, Recursos Hídrico, e Sistemas de Abastecimento de água), Demografia (Desempenho Escolar); e ensino de questões relacionadas ao Semiárido Nordestino e Educação Ambiental no âmbito da EAD.

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Dantas Azevedo, J. P., & Lopes da Silva , B. (2025). As macrotendências da educação ambiental no livro didático de ciências : um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16547