Educação ambiental

tendências contemporâneas e o esperançar no enfrentamento aos problemas socioambientais

Autores

  • Patrícia Rosas Porto Universidade do Estado da Bahia
  • Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio Universidade do Estado da Bahia
  • Celia Tanajura Machado Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13320

Palavras-chave:

Educação ambiental, Pandemia da Covid-19, Crise socioambiental

Resumo

Este artigo visa analisar as repercussões da crise da pandemia da Covid-19 e das políticas conservadoras sobre as políticas da Educação Ambiental atualmente. As argumentações críticas versam, portanto, sobre a crise da pandemia da Covid-19, a crise socioambiental e o movimento de políticas públicas conservadoras voltadas para a Educação Ambiental. A atuação do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios (Gepet) na defesa da Educação Ambiental e a ênfase nos interesses do Estado, frente às políticas de Educação Ambiental, são os referenciais orientadores da investigação. O estudo utilizou-se da Análise de Conteúdo, baseada em leitura de Bardin (2016), para a compreensão das categorias investigadas. Demais interlocuções foram estabelecidas com Pinto (1979), Lima (2004), Sorrentino (2005), Layrargues (2012), Loureiro (2012), Saito (2012), Velasco (2012),Mutim (2018), entre outros. Concluiu-se que são importantes a reflexão e a ação sobre os caminhos percorridos pelas políticas públicas e a educação no campo socioambiental, durante a pandemia, para a organização e o planejamento do pós-pandemia, com vistas à resolução dos conflitos socioambientais contemporâneos.

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Biografia do Autor

Patrícia Rosas Porto, Universidade do Estado da Bahia

Possui Mestrado em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC (2019), Especialização em Planejamento e Gestão da Educação (2003) Graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Católica do Salvador (1998). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios /GEPET que tem como foco do trabalho a reflexão sobre as ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para a compreensão da Educação como instrumento de gestão para o Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental anos finais, Professora do Ensino Fundamental anos iniciais e da Educação de Jovens e Adultos da ESCOLA MUNICIPAL OLGA FIGUEIREDO DE AZEVEDO escola integrante da Rede de Educação do Município de Salvador, atuando principalmente nos seguintes temas: Politicas Públicas de Educação, Educação Ambiental, Gestão Educacional e da Escola,  Democratização da Gestão da Educação, escola, família, contemporaneidade, organização do Trabalho Escolar, práticas e estratégias pedagógicas. 

Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formada em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste (FAENE).

CV: http://lattes.cnpq.br/3621829573723790

ORCID: iD: https://orcid.org/0000-0002-9822-9895

Celia Tanajura Machado, Universidade do Estado da Bahia

Possui Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1986), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Realizou o Pós-Doutorado no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2018), sob a supervisão da Profa. Dra. Liliana Soares Ferreira. Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia, conselheira do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Conselheira do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Estado da Bahia e membro da Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão da Educação Profissional e Tecnológica Pública da Bahia. É líder do Lavoro - Grupo de estudos e pesquisas em Gestão, Trabalho e Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias em Educação (Gestec/UNEB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, formação de professores, legislação educacional brasileira, política educacional e gestão escolar.

 CV: http://lattes.cnpq.br/8384703890774819

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9015-2726

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Rosas Porto, P., Melo da Paixão Sampaio, T. V. ., & Tanajura Machado, C. . (2021). Educação ambiental: tendências contemporâneas e o esperançar no enfrentamento aos problemas socioambientais . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 197–217. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13320