Educação ambiental
tendências contemporâneas e o esperançar no enfrentamento aos problemas socioambientais
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13320Palavras-chave:
Educação ambiental, Pandemia da Covid-19, Crise socioambientalResumo
Este artigo visa analisar as repercussões da crise da pandemia da Covid-19 e das políticas conservadoras sobre as políticas da Educação Ambiental atualmente. As argumentações críticas versam, portanto, sobre a crise da pandemia da Covid-19, a crise socioambiental e o movimento de políticas públicas conservadoras voltadas para a Educação Ambiental. A atuação do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios (Gepet) na defesa da Educação Ambiental e a ênfase nos interesses do Estado, frente às políticas de Educação Ambiental, são os referenciais orientadores da investigação. O estudo utilizou-se da Análise de Conteúdo, baseada em leitura de Bardin (2016), para a compreensão das categorias investigadas. Demais interlocuções foram estabelecidas com Pinto (1979), Lima (2004), Sorrentino (2005), Layrargues (2012), Loureiro (2012), Saito (2012), Velasco (2012),Mutim (2018), entre outros. Concluiu-se que são importantes a reflexão e a ação sobre os caminhos percorridos pelas políticas públicas e a educação no campo socioambiental, durante a pandemia, para a organização e o planejamento do pós-pandemia, com vistas à resolução dos conflitos socioambientais contemporâneos.
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