Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - REMEA tem como missão contribuir para a produção de conhecimentos e sua transformação no campo da Educação Ambiental, a partir de um enfoque científico, humanístico e interdisciplinar das questões educacionais, ecológicas e sócio-ambientais. A REMEA tem como principais objetivos: Aprofundar por meio da publicação de artigos a compreensão crítica da atual crise sócio-ecológica no Brasil e no mundo; fundamentar as discussões sobre propostas pedagógicas; propor o enfoque na situação sócio-ecológica regional, nacional, internacional e o papel que cabe à escola em face de esta; difundir pesquisas na área da EA, possibilitando o leitor identificar problemas e propor soluções, dentro de sua área de conhecimento e atuação.

A Revista envolve leitores e pesquisadores oriundos das comunidades cientificas, pesqueiras, Unidades de Conservação, Indústrias, Produtores primários, Escolas, Universidades, Hospitais, Professores, Alunos, Profissionais liberais, Minorias e Populações diversas. O periódico tem buscado reunir abordagens que tratam da manutenção dos recursos naturais, melhoria da qualidade ambiental, educação, planejamento, manejo ambiental, conscientização de comunidades, tomadas de decisão, gerenciamento, mudanças de atitudes e valores. Dentre as principais problemáticas destaca: disposição final do lixo, degradação ambiental, poluição, formação de professores, currículo, exclusão social.

Processo de Avaliação pelos Pares

Como politica editorial foi consensuado a aceitação de somente textos inéditos. Todo texto submetido à publicação é analisado previamente pelo editor e, se atender ao escopo da revista, encaminhado para revisão ha, no mínimo, dois pareceristas, que farão suas avaliações segundo critérios definidos pelo Conselho Editorial. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro relator, para arbitragem. A publicação do trabalho implica a cessão integral dos direitos autorais a REMEA. Os conteúdos veiculados nos textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista do Editor ou do Conselho Editorial da revista.
Como parte do processo de submissão, ficam os autores responsabilizados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens nas Normas gerais para publicação na REMEA . As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Periodicidade

O Conselho Editorial REMEA planeja ações que visam qualificar ainda mais este importante canal de divulgação científica. Uma de suas ações diz respeito a periodicidade, onde a ocorrência de publicações semestrais passa a quadrimestrais, ou seja, a partir do ano de 2016 serão três publicações correntes.

O tempo médio de publicação na REMEA é de 4 meses.


Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (que atualmente oferta também curso de doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Mantida desde 1999, essa revista se consolidou como um espaço significativo de publicação na área, de língua portuguesa e espanhola, uma vez que os autores são de diversas regiões do País e da América Latina.
Em 2003 a revista passou a integrar o Qualis da CAPES, o que garante a validade dos artigos publicados para fins de avaliação de programas de pós-graduação. Hoje, a Revista possui conceito Qualis A3 (2017-2020) pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.