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Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- 1. O texto deve ser original e inédito, e não ter sido submetido à avaliação de outro periódico; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
- 2. A submissão deve conter, no máximo, 04 pessoas como autoras, das quais, pelo menos uma deve possuir o título de Doutorado.
- 3. A identificação de autoria do texto deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
- 4. Por política editorial, não aceitamos a publicação de mais de um artigo do mesmo autor no período relativo a um ano (12 meses). Devido a isto, solicita-se o envio de apenas UM artigo do mesmo autor a cada ano. Caso o autor envie mais de um, consideraremos apenas o primeiro artigo enviado. No caso das edições especiais pode haver exceções.
- 5. Os arquivos enviados na submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (.doc, .docx ou .rtf).
- 6. Sobre endogenia: Visando atender aos critérios de avaliação dos periódicos científicos adotados pelas bases indexadoras mais conceituadas, a REMEA limita-se a publicar anualmente no máximo 20% do número de artigos cujos autores sejam vinculados a FURG. Além disso, cada autor vinculado a FURG deve aguardar o intervalo de dois anos (24 meses) entre publicações. Caso o limite já tenha sido atingido, os demais artigos com autores vinculados a FURG serão rejeitados, podendo ser submetidos novamente após o período informado.
- 7. Para submissão de artigos na REMEA, é necessário o preenchimento de todos os campos (metadados) solicitados no sistema. Artigos com campos deixados em branco correm o risco de não serem avaliados. No formulário de submissão é indispensável preencher os campos “URL” (com o link para o currículo Lattes), ORCID, “Instituição/Afiliação” (em até 3 linhas) e “Resumo da biografia” (constando a formação e titulação em até 3 linhas).
- Como parte do processo de submissão, ficam os autores responsabilizados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens. Assim como o arquivo submetido deve estar no formato do TEMPLATE disponibilizado nas Normas gerais para publicação na REMEA . As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Submissão apenas dos artigos referentes a trabalhos apresentados nos Eixos 1 e 3 no V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. Consideram-se os trabalhos enviados pela organização do evento, mediante aprovação dos pareceristas.Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)
Serão aceitas submissões apenas dos trabalhos indicados para publicação pelos pareceristas do XI EDEA. Os artigos submetidos serão avaliados pelos pareceristas da revista. As submissões encerraram em março de 2020.
Dossiê Temático Educação Ambiental/ANPED (FINALIZADO)
A REMEA está com submissões abertas para o Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos no Grupo de Trabalho 22 Educação Ambiental da ANPED. O objetivo desse dossiê é oferecer à comunidade científica produções que evidenciem os movimentos epistemológicos e metodológicos que vem constituindo um dos espaços de fortalecimento e luta política no campo da Educação Ambiental no nosso país. Trata-se da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação que reuni, no interior do GT 22, importantes pesquisadores da EA, criando um coletivo dedicado a pensar e provocar movimento frente as questões ambientais no cenário nacional e internacional.
A reunião desses artigos para compor o dossiê permitirá sistematizar publicações dos grupos de pesquisa vinculados ao GT. E, para isso, gostaríamos de convidar os grupos de pesquisa vinculados ao GT 22 da ANPED a participar dessa empreitada, considerando a seguinte proposta de trabalho:
- Selecionar um trabalho que tenha sido apresentado e publicado nos Anais das reuniões da Anped Nacional ou das Anpeds Regionais nos últimos cinco anos. Convidar o autor para revisar o texto, fazendo significativas mudanças para que o material não seja o mesmo já publicado;
- Algum integrante do grupo ou o líder do grupo de pesquisa, individualmente ou em co-autoria escreve um artigo problematizando e situando o texto no conjunto dos trabalhos e nas linhas de pesquisa do grupo, apresentando as tendências teórico-metodológicas que vêm orientado as atividades de pesquisa do grupo, indicado e evidenciando as contribuições do grupo de pesquisa e do GT para o campo da Educação Ambiental.
- As normas a serem seguidas são as da REMEA (https://periodicos.furg.br/remea/about/submissions). O prazo para recebimento dos artigos é 30 de junho de 2021. O Dossiê será publicado em dezembro/2021.
Atenciosamente,
Paula Henning (FURG), Shaula Sampaio (UFF) e Luiz Marcelo Carvalho (UNESP)
Dossiê Realidades da Educação Ambiental em Universidades Latino-Americanas (FIM)
ORGANIZADORAS
➢ Drª Carelia Hidalgo - Professora Visitante do PPGEA, com atuação na formação ambiental de
professores e ambientalização curricular. Instituto de Educação – IE.
➢ Drª Dione Kitzmann - Professora do PPGEA, com atuação na área de Educação na Gestão
Ambiental. Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA-RG). Instituto
de Oceanografia – IO.
APRESENTAÇÃO
Há várias décadas, os atores envolvidos com a questão ambiental vêm passando por uma grande luta
dentro das Universidades para posicionar a questão ambiental em todas as suas atividades de ensino,
pesquisa, extensão e gestão. É preciso um ato imerso numa educação crítica, inclusiva e de qualidade
para uma formação profissional que não responda a um modelo de desenvolvimento insustentável.
Mas sim, uma formação de profissionais capazes de enfrentar a crise de civilização causada por
problemas ambientais e injustiças sociais.
A humanidade precisa de profissionais com consciência ambiental, capazes de atuar com
responsabilidade em seus campos de trabalho e como cidadãos que tenham o compromisso de
superar as injustiças ambientais. As Universidades têm sido convocadas, desde a década de 1970, a
incorporar a dimensão ambiental em suas funções substantivas. No entanto, apesar dos avanços,
ainda há um longo caminho a percorrer para atender a essas aspirações.
As Universidades têm se concentrado em questões de gestão ambiental, certificações ambientais,
bem como ativismo ambiental por atores específicos em projetos de sucesso. O meio ambiente, a
sustentabilidade e temas afins estão presentes na atividade docente, nas ofertas de pós-graduação.
Em algumas outras universidades existem programas de formação específicos nestas matérias e, em
casos específicos, a oferta de uma disciplina em todos os programas de formação. No entanto, o
impacto destas iniciativas na formação dos profissionais egressos é, sem dúvida, insuficiente, como
afirmam alguns autores. Nesse cenário, é preciso reconhecer que existe um compromisso
generalizado com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável em resposta às políticas
institucionais e posições políticas do governo e do setor financeiro privado.
Em geral a Educação Ambiental é pouco discutida ou praticada dentro das Universidades, estando a
mesma presente em planos de manejo, projetos específicos e programas de pós-graduação. Porém,
é preciso que a Educação Ambiental, como um campo interdisciplinar de educação transformadora,
esteja mais presente, a fim de contribuir para a constituição de profissionais críticos e
ambientalmente sensíveis. Mas como garantir isto?
Muitas teses surgem sobre esses argumentos, e este Dossiê visa gerar a discussão e respostas às
seguintes questões:
✓ Qual Educação Ambiental está sendo desenvolvida nas Universidades?
✓ Como as diferentes funções universitárias – ensino, pesquisa, extensão e gestão – dialogam
com a Educação Ambiental?
Então, em um sentido crítico, possivelmente autocrítico, como pensamos sobre a Educação
Ambiental que flui em nossas instituições? Essa crítica tem que passar por nossa própria
compreensão do meio ambiente, nossa futura aproximação com a realidade na qual estamos
inseridos, além de conversar com os autores que se dedicaram a categorizar as diferentes
abordagens da Educação Ambiental. É um diálogo com as funções de currículo, extensão, pesquisa e
gestão, que precisa avançar para transformar as realidades ambientais para um possível futuro de
bem-estar.
Com tudo isso, é um convite a pensar e discutir a Educação Ambiental presente nas instituições por
meio de um artigo crítico que dialoga com a realidade acadêmica, onde cada pesquisador(a)
desenvolve seus esforços, apontando a Universidade como um contexto complexo de múltiplos
atores.
Nossas produções podem ser referências importantes dentro e fora de nossas Universidades para
repensar as tarefas do futuro, tendo em vista a necessidade de avançar na formação ambiental de
profissionais que pretendem enfrentar os desafios do futuro.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
• Previsão de publicação: abril de 2022
• Submissão de artigos: até 31/12/2021
• Entrega final: até o dia 12/02/2022
PERFIL DE AUTORES
Os participantes serão de diferentes Universidades latino-americanas que estejam envolvidas com questões ambientais e de sustentabilidade em suas Universidades. A construção será realizada por professores e pesquisadores (até no máximo 4 autores por artigo) em todos os casos com pelo menos um autor com título de doutorado.
Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental
Os artigos submetidos nesta seção serão avaliados para a composição do Dossiê temático e têm como prazo de submissão a data de 16 de outubro de 2022.
Antes de submeter, certifique-se de que o tema do artigo está em acordo com a proposta do dossiê e que o mesmo esteja em conformidade com as normas da revista, incluindo-se o uso do template disponibilizado no site.