Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- 1. O texto deve ser original e inédito, e não ter sido submetido à avaliação de outro periódico; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
- 2. A submissão deve conter, no máximo, 04 pessoas como autoras, das quais, pelo menos uma deve possuir o título de Doutorado.
- 3. A identificação de autoria do texto deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
- 4. Por política editorial, não aceitamos a publicação de mais de um artigo do mesmo autor no período relativo a um ano (12 meses). Devido a isto, solicita-se o envio de apenas UM artigo do mesmo autor a cada ano. Caso o autor envie mais de um, consideraremos apenas o primeiro artigo enviado. No caso das edições especiais pode haver exceções.
- 5. Os arquivos enviados na submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (.doc, .docx ou .rtf).
- 6. Sobre endogenia: Visando atender aos critérios de avaliação dos periódicos científicos adotados pelas bases indexadoras mais conceituadas, a REMEA limita-se a publicar anualmente no máximo 20% do número de artigos cujos autores sejam vinculados a FURG. Além disso, cada autor vinculado a FURG deve aguardar o intervalo de dois anos (24 meses) entre publicações. Caso o limite já tenha sido atingido, os demais artigos com autores vinculados a FURG serão rejeitados, podendo ser submetidos novamente após o período informado.
- 7. Para submissão de artigos na REMEA, é necessário o preenchimento de todos os campos (metadados) solicitados no sistema. Artigos com campos deixados em branco correm o risco de não serem avaliados. No formulário de submissão é indispensável preencher os campos “URL” (com o link para o currículo Lattes), ORCID, “Instituição/Afiliação” (em até 3 linhas) e “Resumo da biografia” (constando a formação e titulação em até 3 linhas).
- 8. Como parte do processo de submissão, ficam os autores responsabilizados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens. Assim como o arquivo submetido deve estar no formato do TEMPLATE disponibilizado nas Normas gerais para publicação na REMEA . As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Dossiê Temático: O papel da Educação Ambiental diante da emergência climática
A nossa ideia é motivar a discussão, reflexão e divulgação sobre a emergência climática em diferentes espaços da sociedade por meio da socialização de ações de mitigação e adaptação pautadas na Educação Ambiental crítica, problematizadora, complexa e com a participação da sociedade civil. Nossas produções podem ser referências dentro e fora de nossas universidades, tendo em vista a necessidade de avançar nosso compromisso educativo ambiental para enfrentar os desafios presentes e futuros diante do quadro de emergência climática.
PRAZO de submissão de artigos, nas normas REMEA: 15/JUL/23
SUBMISSÕES ENCERRADAS
Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Submissão apenas dos artigos referentes a trabalhos apresentados nos Eixos 1 e 3 no V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. Consideram-se os trabalhos enviados pela organização do evento, mediante aprovação dos pareceristas.Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)
Serão aceitas submissões apenas dos trabalhos indicados para publicação pelos pareceristas do XI EDEA. Os artigos submetidos serão avaliados pelos pareceristas da revista. As submissões encerraram em março de 2020.
Dossiê Temático Educação Ambiental/ANPED (FINALIZADO)
A REMEA está com submissões abertas para o Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos no Grupo de Trabalho 22 Educação Ambiental da ANPED. O objetivo desse dossiê é oferecer à comunidade científica produções que evidenciem os movimentos epistemológicos e metodológicos que vem constituindo um dos espaços de fortalecimento e luta política no campo da Educação Ambiental no nosso país. Trata-se da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação que reuni, no interior do GT 22, importantes pesquisadores da EA, criando um coletivo dedicado a pensar e provocar movimento frente as questões ambientais no cenário nacional e internacional.
A reunião desses artigos para compor o dossiê permitirá sistematizar publicações dos grupos de pesquisa vinculados ao GT. E, para isso, gostaríamos de convidar os grupos de pesquisa vinculados ao GT 22 da ANPED a participar dessa empreitada, considerando a seguinte proposta de trabalho:
- Selecionar um trabalho que tenha sido apresentado e publicado nos Anais das reuniões da Anped Nacional ou das Anpeds Regionais nos últimos cinco anos. Convidar o autor para revisar o texto, fazendo significativas mudanças para que o material não seja o mesmo já publicado;
- Algum integrante do grupo ou o líder do grupo de pesquisa, individualmente ou em co-autoria escreve um artigo problematizando e situando o texto no conjunto dos trabalhos e nas linhas de pesquisa do grupo, apresentando as tendências teórico-metodológicas que vêm orientado as atividades de pesquisa do grupo, indicado e evidenciando as contribuições do grupo de pesquisa e do GT para o campo da Educação Ambiental.
- As normas a serem seguidas são as da REMEA (https://periodicos.furg.br/remea/about/submissions). O prazo para recebimento dos artigos é 30 de junho de 2021. O Dossiê será publicado em dezembro/2021.
Atenciosamente,
Paula Henning (FURG), Shaula Sampaio (UFF) e Luiz Marcelo Carvalho (UNESP)
Dossiê Realidades da Educação Ambiental em Universidades Latino-Americanas (FIM)
ORGANIZADORAS
➢ Drª Carelia Hidalgo - Professora Visitante do PPGEA, com atuação na formação ambiental de
professores e ambientalização curricular. Instituto de Educação – IE.
➢ Drª Dione Kitzmann - Professora do PPGEA, com atuação na área de Educação na Gestão
Ambiental. Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA-RG). Instituto
de Oceanografia – IO.
Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental
Os artigos submetidos nesta seção serão avaliados para a composição do Dossiê temático e têm como prazo de submissão a data de 16 de outubro de 2022.
Antes de submeter, certifique-se de que o tema do artigo está em acordo com a proposta do dossiê e que o mesmo esteja em conformidade com as normas da revista, incluindo-se o uso do template disponibilizado no site.