v. 38 n. 3 (2021): Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos - GT 22 Educação Ambiental da ANPED

					Visualizar v. 38 n. 3 (2021): Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos - GT 22 Educação Ambiental da ANPED
Publicado: 2021-12-16

Editorial

  • Editorial

    Paula Corrêa Henning, Cíntia Gruppelli da Silva, Juliana Corrêa Pereira Schlee
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13817

Dossiê Temático Educação Ambiental/ANPED (FINALIZADO)

  • Apresentação Dossiê ANPED GT 22

    Paula Corrêa Henning, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Luiz Marcelo de Carvalho
    9-12
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13818
  • A pesquisa em educação ambiental no Brasil contemporâneo entre o campo disciplinar e a governamentalidade democrática

    Silvio Gallo
    13-32
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13325
  • Sustentabilidade no Cotidiano uma investigação de sentidos por meio de redes de imagens, oficinas e histórias

    Nayara Elisa Costa da Conceição, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
    33-51
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13483
  • A produção da Pesquisa em Educação Ambiental no Nordeste e Pesquisa Dialógica

    João Batista de Albuquerque Figueiredo
    52-72
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13391
  • Educação ambiental nas redes educativas do grupo de pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas

    Soler Gonzalez, Andreia Teixeira Ramos
    73-97
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13414
  • Buscando inspiração entre povos indígenas brasileiros para educar as crianças em conexão com a Terra.

    Lea Tiriba, Amanda Vollger, Jéssica Pereira
    98-116
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13522
  • Pesquisa em Educação Ambiental balanço da produção científica do GEPEASE de 2017 a 2021

    Monica Andrade Modesto, Isabelle Aparecida Dellela Blengini, Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Maria Inêz Olveira Araujo
    117-137
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13295
  • Possibilidades potentes para a formação de educadores ambientais: a “ComVivência Pedagógica”

    Jeniffer Faria, Mauro Guimarães
    138-158
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13419
  • Narrativas, Educação Ambiental e Práticas de Tecnologias Digitais Alguns Apontamentos

    Graça Regina Armond Matias Ferreira, Marco Antonio Leandro Barzano
    159-175
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13318
  • Onde está o/a educador ambiental na formação docente em Biologia e em Geografia?

    Marlécio Maknamara
    176-196
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13301
  • Educação ambiental tendências contemporâneas e o esperançar no enfrentamento aos problemas socioambientais

    Patrícia Rosas Porto, Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio, Celia Tanajura Machado
    197-217
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13320
  • A pesquisa em educação ambiental na disputa pela escola pública: o materialismo histórico-dialético como fundamento teórico-metodológico

    Marcela de Moraes Agudo, Lucas André Teixeira
    218-242
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13170
  • Produção acadêmica e práxis educativa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios – GEPET/UNEB Contribuições para o campo da Educação Ambiental

    Avelar Luiz Bastos Mutim, Aline de Oliveira Costa Santos, Jeane Pinto de Almeida, Rosa Maria Silva Furtado
    243-265
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13321
  • Formação de valores pessoais pró-sociais no ambiente escolar

    Luiz Gonzaga Lapa, Claudia Pato
    266-290
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13491
  • Contribuições da complexidade de Morin para o campo da Educação Ambiental um diálogo entre os grupos GEPEACOM e NEA

    Daniele Saheb, Daniela Gureski Rodrigues, Adriana Massaê Kataoka, Juliana Mara Antonio
    291-310
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13322
  • Universidades e suas áreas verdes: lugares sonhados, territórios imaginados e contextos reais.

    Rita Paradeda Muhle, Isabel Cristina de Moura Carvalho
    311-332
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13198
  • Apontamentos de pesquisas produzidas pelo NIPEEA como fluxos de reexistências de uma educação ambiental decolonial

    Martha Tristão
    333-353
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13466
  • A Temática Ambiental e o Processo Educativo nas pesquisas do grupo Ágora: uma trajetória de três décadas

    Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho
    354-371
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13449
  • A educação ambiental em Salas Verdes no estado de São Paulo

    Fernanda Nogueira Lopes, Luiz Carlos Santana
    372-387
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13397
  • La sostenibilidad come escucha: del paisaje sonoro al paisaje sensorial

    Cristina Palmese, Jossé Luis Carles
    388-407
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13175