v. 38 n. 3 (2021): Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos - GT 22 Educação Ambiental da ANPED

					Visualizar v. 38 n. 3 (2021): Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos - GT 22 Educação Ambiental da ANPED
Publicado: 2021-12-16

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13817
    Paula Corrêa Henning, Cíntia Gruppelli da Silva, Juliana Corrêa Pereira Schlee
    1-8

Dossiê Temático Educação Ambiental/ANPED (FINALIZADO)

  • Apresentação Dossiê ANPED GT 22

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13818
    Paula Corrêa Henning, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Luiz Marcelo de Carvalho
    9-12
  • A pesquisa em educação ambiental no Brasil contemporâneo entre o campo disciplinar e a governamentalidade democrática

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13325
    Silvio Gallo
    13-32
  • Sustentabilidade no Cotidiano uma investigação de sentidos por meio de redes de imagens, oficinas e histórias

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13483
    Nayara Elisa Costa da Conceição, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
    33-51
  • A produção da Pesquisa em Educação Ambiental no Nordeste e Pesquisa Dialógica

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13391
    João Batista de Albuquerque Figueiredo
    52-72
  • Educação ambiental nas redes educativas do grupo de pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13414
    Soler Gonzalez, Andreia Teixeira Ramos
    73-97
  • Buscando inspiração entre povos indígenas brasileiros para educar as crianças em conexão com a Terra.

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13522
    Lea Tiriba, Amanda Vollger, Jéssica Pereira
    98-116
  • Pesquisa em Educação Ambiental balanço da produção científica do GEPEASE de 2017 a 2021

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13295
    Monica Andrade Modesto, Isabelle Aparecida Dellela Blengini, Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Maria Inêz Olveira Araujo
    117-137
  • Possibilidades potentes para a formação de educadores ambientais: a “ComVivência Pedagógica”

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13419
    Jeniffer Faria, Mauro Guimarães
    138-158
  • Narrativas, Educação Ambiental e Práticas de Tecnologias Digitais Alguns Apontamentos

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13318
    Graça Regina Armond Matias Ferreira, Marco Antonio Leandro Barzano
    159-175
  • Onde está o/a educador ambiental na formação docente em Biologia e em Geografia?

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13301
    Marlécio Maknamara
    176-196
  • Educação ambiental tendências contemporâneas e o esperançar no enfrentamento aos problemas socioambientais

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13320
    Patrícia Rosas Porto, Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio, Celia Tanajura Machado
    197-217
  • A pesquisa em educação ambiental na disputa pela escola pública: o materialismo histórico-dialético como fundamento teórico-metodológico

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13170
    Marcela de Moraes Agudo, Lucas André Teixeira
    218-242
  • Produção acadêmica e práxis educativa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios – GEPET/UNEB Contribuições para o campo da Educação Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13321
    Avelar Luiz Bastos Mutim, Aline de Oliveira Costa Santos, Jeane Pinto de Almeida, Rosa Maria Silva Furtado
    243-265
  • Formação de valores pessoais pró-sociais no ambiente escolar

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13491
    Luiz Gonzaga Lapa, Claudia Pato
    266-290
  • Contribuições da complexidade de Morin para o campo da Educação Ambiental um diálogo entre os grupos GEPEACOM e NEA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13322
    Daniele Saheb, Daniela Gureski Rodrigues, Adriana Massaê Kataoka, Juliana Mara Antonio
    291-310
  • Universidades e suas áreas verdes: lugares sonhados, territórios imaginados e contextos reais.

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13198
    Rita Paradeda Muhle, Isabel Cristina de Moura Carvalho
    311-332
  • Apontamentos de pesquisas produzidas pelo NIPEEA como fluxos de reexistências de uma educação ambiental decolonial

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13466
    Martha Tristão
    333-353
  • A Temática Ambiental e o Processo Educativo nas pesquisas do grupo Ágora: uma trajetória de três décadas

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13449
    Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho
    354-371
  • A educação ambiental em Salas Verdes no estado de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13397
    Fernanda Nogueira Lopes, Luiz Carlos Santana
    372-387
  • La sostenibilidad come escucha: del paisaje sonoro al paisaje sensorial

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13175
    Cristina Palmese, Jossé Luis Carles
    388-407