Formação de valores pessoais pró-sociais no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13491

Palavras-chave:

Valores pessoais, formação de valores, educação ambiental

Resumo

Conflitos pessoais e socioambientais têm se revelado cada vez mais no ambiente escolar, resultando em ameaças à integridade dos envolvidos e danos ao patrimônio material e imaterial. Este estudo investigou os valores pessoais de estudantes de uma escola pública do DF, com vistas à formação de valores voltados ao bem comum. Inicialmente, um survey com todos os estudantes da escola (N = 980; 51,2% meninas; média de idade = 13 anos) mapeou os valores e identificou os principais conflitos existentes; em seguida, a turma com maior índice de valores individualistas e relatos de conflitos foi selecionada para as oficinas vivenciais centradas na formação de valores pró-sociais. Por fim, um survey combinado com rodas de conversa e entrevistas avaliaram as mudanças nos valores desses estudantes. Os resultados revelaram a manifestação de valores que transcendem os interesses egoísticos e um ambiente escolar mais solidário e colaborativo, evidenciando o potencial desse processo formativo para as transformações das relações interpessoais e socioambientais.

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Biografia do Autor

Luiz Gonzaga Lapa, UNIVERSIDADE DE BRASILIA

Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília, docente da Educação Básica e ensino Superior. Experiência como gestor de escola de ensino médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e diretor pedagógico da Faculdade UniReal.

Claudia Pato, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorado em Psicologia pela UnB, pós-doutorado em Psicologia Ambiental pela California State University San Marcos, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Lapa, L. G., & Pato, C. (2021). Formação de valores pessoais pró-sociais no ambiente escolar. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 266–290. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13491