Produção acadêmica e práxis educativa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios – GEPET/UNEB

Contribuições para o campo da Educação Ambiental

Autores

  • Avelar Luiz Bastos Mutim UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Aline de Oliveira Costa Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Jeane Pinto de Almeida Universidade do Estado da Bahia
  • Rosa Maria Silva Furtado Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13321

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Social dos Territórios

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar a produção do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios (GEPET) sobre Educação Ambiental (analisada de maneira isolada ou associada a outros enfoques temáticos secundários), compreendendo-a como matriz interpretativa dos processos educativos formais, não formais e informais, implicados no desenvolvimento sustentável e gestão social dos territórios e as principais contribuições do conhecimento produzido pelo Grupo para o campo. Identifica o estado do conhecimento do campo da Educação Ambiental, a partir da produção acadêmica do GEPET, em teses de doutorado e dissertações de mestrado, entre os anos de 2010 e 2020. Teoricamente, apoia-se nas reflexões de Pinto (1979) e Mutim (2018). Entre as principais contribuições do GEPET para a Educação Ambiental está o aprofundamento teórico-empírico e o engajamento político-social da/na geração de conhecimento para a Educação Ambiental relacionada ao desenvolvimento e gestão social dos territórios.

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Biografia do Autor

Avelar Luiz Bastos Mutim, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Avelar Luiz Bastos Mutim. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Titular do Departamento de Educação, DEDC I/UNEB. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios (CNPq:dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5575056930688560): http://gepet.uneb.br/blog.

E-mail: amutim@uneb.br

http://lattes.cnpq.br/1466202330245628

https://orcid.org/0000-0002-8032-9679

 

Aline de Oliveira Costa Santos, Universidade do Estado da Bahia

 

Pedagoga. Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia.

 

Especialista em Educação Profissional Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal da Bahia. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios - GEPET/UNEB.

 

 

 

Link para o Currículo Lattes:

 

http://lattes.cnpq.br/1184392507888389

 

Jeane Pinto de Almeida, Universidade do Estado da Bahia

 

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC  e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios – GEPET da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus I Salvador. Especialista em Educação Ambiental, pela Universidade Candido Mendes. Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.  E-mail: jeanealmeida46@yahoo.com.br

 

Link do  currículo Lattes:     http://lattes.cnpq.br/7889475593807493

 https://orcid.org/0000-0002-1937-7057


 

 

 

Rosa Maria Silva Furtado, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESB). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios (GEPET).

http://lattes.cnpq.br/3345793785112730

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8679-7302

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Mutim, A. L. B., Santos, A. de O. C. ., Pinto de Almeida, J. ., & Furtado, R. M. S. . (2021). Produção acadêmica e práxis educativa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios – GEPET/UNEB: Contribuições para o campo da Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 243–265. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13321