Produção acadêmica e práxis educativa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios – GEPET/UNEB
Contribuições para o campo da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13321Palavras-chave:
Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Social dos TerritóriosResumo
O presente texto tem como objetivo analisar a produção do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios (GEPET) sobre Educação Ambiental (analisada de maneira isolada ou associada a outros enfoques temáticos secundários), compreendendo-a como matriz interpretativa dos processos educativos formais, não formais e informais, implicados no desenvolvimento sustentável e gestão social dos territórios e as principais contribuições do conhecimento produzido pelo Grupo para o campo. Identifica o estado do conhecimento do campo da Educação Ambiental, a partir da produção acadêmica do GEPET, em teses de doutorado e dissertações de mestrado, entre os anos de 2010 e 2020. Teoricamente, apoia-se nas reflexões de Pinto (1979) e Mutim (2018). Entre as principais contribuições do GEPET para a Educação Ambiental está o aprofundamento teórico-empírico e o engajamento político-social da/na geração de conhecimento para a Educação Ambiental relacionada ao desenvolvimento e gestão social dos territórios.
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