SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

  • Elza Neffa Universidade Federal do Rio Grande, UERJ, Rio de Janeiro, RJ.
  • Luciene Pimentel da Silva Universidade Federal do Rio Grande, UERJ, Rio de Janeiro, RJ.
  • Luiz Fernando Flores Cerqueira Universidade Federal do Rio Grande, UERJ, Rio de Janeiro, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3351

Palavras-chave:

Recursos Hídricos, Educação Ambiental, Desenvolvimento Participativo, Pesquisa-Ação.

Resumo

Este artigo descreve estratégias pedagógicas participativas desenvolvidas no Projeto “Hidrocidades - cidades, qualidade de vida e recursos hídricos: gestão integrada dos recursos hídricos e planejamento urbano da região da baixada de Jacarepaguá”4 – junto aos moradores locais, sobretudo os da Comunidade da Vila Cascatinha e da Escola Municipal Prof. Teófilo Moreira da Costa. A proliferação de assentamentos informais, possui natureza complexa que suscita o esforço conjunto “Escola - Comunidade – Estado” para identificar lacunas da educação que contribuem para a perpetuação das condições de vida precárias existentes nos assentamentos, ou mesmo, a insustentabilidade das propostas técnicas. Às atividades deste Projeto foi articulada a educação ambiental associada ao movimento de Tecnologia Social, que adota a abordagem metodológica da Pesquisa-Ação e realiza uma mobilização social que permite maior sensibilização no que diz respeito à responsabilidade de cada um em relação ao meio ambiente. Acredita-se que, guardando às devidas especificidades, os resultados obtidos possam ser replicados para outras cidades brasileiras e de outros países em desenvolvimento, objetivando a promoção da qualidade de vida e desenvolvimento local sustentável, de forma participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Neffa, Universidade Federal do Rio Grande, UERJ, Rio de Janeiro, RJ.

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – CPDA/UFRRJ. Professora, pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Referência em Educação Ambiental – NUREDAM da Faculdade de Educação e coordenadora-adjunta do Programa de Pós graduação em Meio Ambiente da UERJ.

Luciene Pimentel da Silva, Universidade Federal do Rio Grande, UERJ, Rio de Janeiro, RJ.

Ph.D. em Hidrologia, University of Newcastle upon Tyne, UK. Professora-adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia da UERJ.

Luiz Fernando Flores Cerqueira, Universidade Federal do Rio Grande, UERJ, Rio de Janeiro, RJ.

Arquiteto e Mestre em Engenharia Ambiental, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente da UERJ– Doutorado multidisciplinar.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Neffa, E., Silva, L. P. da, & Cerqueira, L. F. F. (2013). SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3351