SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3351Palavras-chave:
Recursos Hídricos, Educação Ambiental, Desenvolvimento Participativo, Pesquisa-Ação.Resumo
Este artigo descreve estratégias pedagógicas participativas desenvolvidas no Projeto “Hidrocidades - cidades, qualidade de vida e recursos hídricos: gestão integrada dos recursos hídricos e planejamento urbano da região da baixada de Jacarepaguá”4 – junto aos moradores locais, sobretudo os da Comunidade da Vila Cascatinha e da Escola Municipal Prof. Teófilo Moreira da Costa. A proliferação de assentamentos informais, possui natureza complexa que suscita o esforço conjunto “Escola - Comunidade – Estado” para identificar lacunas da educação que contribuem para a perpetuação das condições de vida precárias existentes nos assentamentos, ou mesmo, a insustentabilidade das propostas técnicas. Às atividades deste Projeto foi articulada a educação ambiental associada ao movimento de Tecnologia Social, que adota a abordagem metodológica da Pesquisa-Ação e realiza uma mobilização social que permite maior sensibilização no que diz respeito à responsabilidade de cada um em relação ao meio ambiente. Acredita-se que, guardando às devidas especificidades, os resultados obtidos possam ser replicados para outras cidades brasileiras e de outros países em desenvolvimento, objetivando a promoção da qualidade de vida e desenvolvimento local sustentável, de forma participativa.Downloads
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Publicado
2013-02-25
Como Citar
Neffa, E., Silva, L. P. da, & Cerqueira, L. F. F. (2013). SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DOS MEIOS URBANO E PERI-URBANO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3351
Edição
Seção
Artigos