Vulnerabilidade hídrica no Nordeste brasileiro: entre a urbanização e a Educação Ambiental<br>Vulnerabilidad hídrica en el Nordeste brasileño: entre la urbanización y la Educación Ambiental<br>Water vulnerability in the Brazilian Northeast: between urbanization and Environmental Education

Autores

  • Thayanna Maria Medeiros Santos Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba e Especializando em Ecologia e Educação Ambiental na Universidade Federal de Campina Grande
  • José Lucas Santos Oliveira Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba e Especializando em Ecologia e Educação Ambiental na Universidade Federal de Campina Grande
  • Edevaldo Silva Professor do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba e Professor Adjunto e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Educação Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande. UFCG. http://orcid.org/0000-0002-8245-3438

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.8206

Palavras-chave:

Escassez Hídrica, Rios Urbanos, Processo Educativo

Resumo

A problemática ambiental reflete uma crise civilizatória. A Educação Ambiental, propende-se na gestão dos recursos hídricos, instrumentalizar a sociedade para participar nas questões ambientais. Esta pesquisa analisou a questão dos recursos hídricos no Nordeste brasileiro sob perspectiva da sua vulnerabilidade socioambiental e importância da Educação Ambiental na abordagem desse tema. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, através da busca em diversas fontes bibliográficas, considerando artigos publicados em diversas bases indexadores. A região Nordeste, não obstante, das demais localidades no país, sofre com o esquecimento dos seus rios urbanos. A dificuldade na gestão ocorre devido à falta de políticas públicas e ações para um processo educativo da sociedade. Portanto, a Educação Ambiental é um importante processo emancipatório, podendo ser eficiente para sensibilizar cidadãos à uma melhor relação com os recursos hídricos. La problemática ambiental refleja una crisis civilizatoria. La Educación Ambiental, se propende en la gestión de los recursos hídricos, instrumentalizar la sociedad para participar en las cuestiones ambientales. Esta investigación analizó la cuestión de los recursos hídricos en el Nordeste brasileño bajo la perspectiva de su vulnerabilidad socioambiental e importancia de la Educación Ambiental en el abordaje de ese tema. Se trata de una investigación bibliográfica, a través de la búsqueda en diversas fuentes bibliográficas, considerando artículos publicados en diversas bases indexadores. La región Nordeste, no obstante, de las demás localidades en el país, sufre con el olvido de sus ríos urbanos. La dificultad en la gestión ocurre debido a la falta de políticas públicas y acciones para un proceso educativo de la sociedad. Por lo tanto, la Educación Ambiental es un importante proceso emancipatorio, pudiendo ser eficiente para sensibilizar a ciudadanos a una mejor relación con los recursos hídricos. The environmental issue brings to the surface a true civilization crisis. Therefore, Environmental Education as an educational process, is based on the management of water resources to instrumentalize societies and instigate them to participate in environmental issues. This research analyzed the issue of water resources in the brazilian Northeast region from the perspective of their socio-environmental vulnerability and the importance of involving Environmental Education in addressing this theme. It is a bibliographical research, oriented through the search of several bibliographical sources, considering articles published in various databases. The Northeast region, however, of the other localities in the country suffers with the oblivion of its urban rivers. The difficulty in management occurs due to the lack of public policies and actions for an educational process of society. Therefore, Environmental Education is an important emancipatory process, and can be efficient to sensitize citizens to a better relationship with water resources.

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Biografia do Autor

Thayanna Maria Medeiros Santos, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba e Especializando em Ecologia e Educação Ambiental na Universidade Federal de Campina Grande

Agroecóloga, especialista em Ecologia e Educação Ambiental, mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

José Lucas Santos Oliveira, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba e Especializando em Ecologia e Educação Ambiental na Universidade Federal de Campina Grande

Biólogo, especializando em Ecologia e Educação Ambiental, mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Edevaldo Silva, Professor do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba e Professor Adjunto e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Educação Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande. UFCG.

Biólogo, especialista em Ciências Ambientais e Análise Ambiental, mestre e doutor em Química.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Santos, T. M. M., Oliveira, J. L. S., & Silva, E. (2018). Vulnerabilidade hídrica no Nordeste brasileiro: entre a urbanização e a Educação Ambiental<br>Vulnerabilidad hídrica en el Nordeste brasileño: entre la urbanización y la Educación Ambiental<br>Water vulnerability in the Brazilian Northeast: between urbanization and Environmental Education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(3), 184–199. https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.8206

Edição

Seção

Artigos