Construção de valores socioambientais a partir dos quadrinhos:

uma proposta de educação ambiental

Autores

  • Edgar dos Santos Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Synara Aparecida Olendzki Broch Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13227

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Educação ambiental, História em quadrinhos

Resumo

Esta pesquisa produziu uma história em quadrinhos para auxiliar na construção da Educação Ambiental, porém, sem abrir mão do referencial curricular de Ciências do município de Campo Grande - MS. O objetivo do instrumento pedagógico que foi desenvolvido, é dar o passo inicial para que os alunos possam desenvolver reflexões sobre possíveis problemas ambientais com os quais possam se deparar no futuro. Após a leitura da história com os alunos, duas atividades foram solicitadas para verificar se houve de fato uma construção socioambiental com os participantes da pesquisa: um questionário e uma atividade colaborativa. Notou-se uma alteração considerável nas ideias âncoras dos estudantes, caminhando para o que é interessante no campo ambiental. Importa ressaltar, porém, que o processo é contínuo e o que foi realizado serve para apresentar uma alternativa para facilitar este caminho. Neste caso, o material se mostrou relevante para a inserção dessa temática no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Edgar dos Santos Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em ciências biológicas pela UCDB (2015), professor de Biologia, Química e Física e mestre em Ensino de Ciências pela UFMS com ênfase em Educação Ambiental (2018).

Synara Aparecida Olendzki Broch, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2008). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG), colaboradora do Programa de Pós Graduação Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - gestão 2020-2021. Representante das Organizações Técnicas no Conselho Nacional de Recursos Hídricos onde exerce a presidencia da Câmara Técnica de Planejamento e Articulação. Representante das Organizações de Ensino e Pesquisa no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul. Atuação em Políticas Públicas, com ênfase em Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Hídricos Transfronteiriços, Educação Ambiental, Direito Ambiental.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

dos Santos Gomes, E., & Aparecida Olendzki Broch, S. . (2022). Construção de valores socioambientais a partir dos quadrinhos:: uma proposta de educação ambiental . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 58–76. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13227