Construção de valores socioambientais a partir dos quadrinhos:
uma proposta de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13227Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Educação ambiental, História em quadrinhosResumo
Esta pesquisa produziu uma história em quadrinhos para auxiliar na construção da Educação Ambiental, porém, sem abrir mão do referencial curricular de Ciências do município de Campo Grande - MS. O objetivo do instrumento pedagógico que foi desenvolvido, é dar o passo inicial para que os alunos possam desenvolver reflexões sobre possíveis problemas ambientais com os quais possam se deparar no futuro. Após a leitura da história com os alunos, duas atividades foram solicitadas para verificar se houve de fato uma construção socioambiental com os participantes da pesquisa: um questionário e uma atividade colaborativa. Notou-se uma alteração considerável nas ideias âncoras dos estudantes, caminhando para o que é interessante no campo ambiental. Importa ressaltar, porém, que o processo é contínuo e o que foi realizado serve para apresentar uma alternativa para facilitar este caminho. Neste caso, o material se mostrou relevante para a inserção dessa temática no contexto escolar.
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