v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo

					Visualizar v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo
Publicado: 2022-08-15

Editorial

  • Editorial

    Paula Corrêa Henning, Cíntia Gruppelli da Silva
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14587

Artigos

  • Práticas de Educação Ambiental: a percepção de professores no ensino privado na cidade de São Paulo

    João Alexandre Paschoalin Filho, Fredy Lopéz-Pérez, António José Guerner Dias, Kátia Guazzelli Campos Lima
    11-31
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13327
  • O cenário da Educação Ambiental no ensino de ciências da natureza a partir da Base Nacional Comum Curricular: análises críticas e contribuições pedagógicas à luz da Teoria da Complexidade

    Fernando Montini, Suzana Machado Padua, Maria da Graças de Souza, Zysman Neiman
    32-57
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14163
  • Construção de valores socioambientais a partir dos quadrinhos: uma proposta de educação ambiental

    Edgar dos Santos Gomes, Synara Aparecida Olendzki Broch
    58-76
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13227
  • Trilhas possíveis para ver, pesquisar e ensinar cinema no campo da Educação Ambiental

    Rafael Nogueira Costa, Robson Loureiro
    77-105
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13492
  • Educação ambiental no ensino de uma universidade pública do estado do Paraná: reflexões a partir da abordagem quantitativa

    Patrícia de Oliveira Rosa-Silva, Giovana Neves Silva
    106-125
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13925
  • Práticas de educação ambiental na perspectiva da transdisciplinaridade: percepção de servidores das secretarias de educação e de meio ambiente e sustentabilidade do município do Recife/PE

    Janaina Macêdo, Fátima Gomes
    126-145
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13434
  • As potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa à luz das políticas curriculares para o Ensino Médio

    Gracieli Dall Ostro Persich , Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Luiz Caldeira Brant De Tolentino-Neto
    146-165
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13541
  • Alfabetização Científica e a perspectiva investigativa: a dimensão ambiental na Educação Básica

    Uilian dos Santos Santana, Renato Almeida, Luciana Sedano
    166-185
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12855
  • A educação ambiental no Brasil: análise cienciométrica da produção acadêmica de práticas educativas com alunos

    Diana Denise Radiske Müller, Andrea Godschmidt, Renato Xavier Coutinho
    186-204
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12999
  • Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental

    Fabiana Mara Oliveira, Luciano Fernandes Silva, Janaina Roberta dos Santos
    205-224
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13290
  • A educação ambiental como alternativa à erosão da memória: as queimadas na Amazônia pelas lentes do jornal Zero Hora/RS

    Andresa Silva da Costa Mutz, Isabela Zacher Narciso
    225-242
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14260
  • Análise da participação social na elaboração de planos de manejo em unidades de conservação, sob a óptica da educação ambiental

    Mariane de Araujo, Ana Lucia Suriani Affonso
    243-261
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12966
  • Coleta Seletiva Solidária e Educação Ambiental: da multiplicidade de (rel)ações à possibilidade de (trans)formação socioambiental

    Silvia Helena Flamini, Maria Zanin, Liane Biehl Printes
    262-286
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13927
  • As pesquisas brasileiras em educação ambiental que abordam o tema da reciclagem e suas macrotendências político-pedagógicas norteadoras: uma análise a partir de teses e dissertações

    Gabriel Brand Leandro, Adriano Marques Gonçalves, Thaís Angeli
    287-307
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12965
  • Educação ambiental e educação multicultural: promovendo a criticidade em uma trilha interpretativa indígena com estudantes de licenciatura em química

    André Búrigo Leite, Rosiléia Oliveira de Almeida, Ana Cristina de Sousa, Luciano da Silva Lima
    308-329
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12957
  • Um estudo reflexivo das produções textuais publicadas da etnia Kokama

    Geruzethe Urbano Arcanjo, Renato Abreu Lima, Taciana Carvalho de Coutinho
    330-349
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13127
  • O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental

    Claudia Gomes, Marília Andrade Torales-Campos
    350-369
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14244
  • Percepção, interpretação e educação ambiental: uma interface para a conservação da natureza?

    Clayton Angelo Silva Costa
    370-384
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14243
  • Coconstruindo sociedades ecológicas: A diversidade de conhecimentos para um conhecimento comum.

    Daniel Oliveira, Mônica Mesquita
    385-405
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14262
  • Literacia do Oceano: Um oceano de união

    Ana Laranja, Sílvia Morim, Marta Correia, C. Marisa R Almeida
    406-414
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14280

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)

  • Sentimento Pampeano: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa

    Juliana Corrêa Pereira Schlee, Paula Corrêa Henning, Paula Regina Costa Ribeiro
    415-435
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.10978