Educação ambiental no ensino de uma universidade pública do estado do Paraná:

reflexões a partir da abordagem quantitativa

Autores

  • Patrícia de Oliveira Rosa-Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Giovana Neves Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13925

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Graduação, Implementação e Aplicabilidade de Políticas Públicas.

Resumo

A terceira década do século XXI clama pela ampliação da consciência socioambiental, tarefa essa também das Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo deste artigo é investigar quantos e quais cursos de graduação de uma IES, mantida pelo governo de estado do Paraná, ofertam explicitamente a Educação Ambiental (EA). Através de um recorte documental, esta pesquisa, de cunho quantitativo, descreve e analisa dados dos cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que ofertam EA. As variáveis utilizadas foram: centros de estudos, cursos, habilitações ou graus de formação, quantidade de disciplinas, títulos e ementas. Os resultados evidenciam que, do total de graduações da Universidade (n=52), 46,2% (n=24) não ofertam a EA em seus currículos; 44,2% (n=23) contêm a EA como parte de alguma disciplina; e 9,6% (n=5) tratam a EA na forma disciplinar, sendo três disciplinas integralmente, e duas parcialmente junto a outra área de saber. Ao todo, são 53,8% (n=28) das graduações da UEL (Catálogo 2020) que promovem a EA na formação inicial.

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Biografia do Autor

Patrícia de Oliveira Rosa-Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL - 2013 / 2008). Graduada em Ciências - Licenciatura Plena em Biologia - Faculdades Integradas Espírita/PR (FIE - 1996), com vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Principais linhas de atuação: formação de professores; ambientalização, sustentabilidade e educação ambiental. 

 

Giovana Neves Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente (2022), é graduanda no Bacharelado em Ciências Biológicas. Extensionista-pesquisadora no projeto Sala Verde Sibipiruna: extensão, pesquisa e educação ambiental.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

ROSA-SILVA, P. D. O., & Silva, G. N. (2022). Educação ambiental no ensino de uma universidade pública do estado do Paraná:: reflexões a partir da abordagem quantitativa. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 106–125. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13925