Educação ambiental no ensino de uma universidade pública do estado do Paraná:
reflexões a partir da abordagem quantitativa
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13925Palavras-chave:
Educação Ambiental, Graduação, Implementação e Aplicabilidade de Políticas Públicas.Resumo
A terceira década do século XXI clama pela ampliação da consciência socioambiental, tarefa essa também das Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo deste artigo é investigar quantos e quais cursos de graduação de uma IES, mantida pelo governo de estado do Paraná, ofertam explicitamente a Educação Ambiental (EA). Através de um recorte documental, esta pesquisa, de cunho quantitativo, descreve e analisa dados dos cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que ofertam EA. As variáveis utilizadas foram: centros de estudos, cursos, habilitações ou graus de formação, quantidade de disciplinas, títulos e ementas. Os resultados evidenciam que, do total de graduações da Universidade (n=52), 46,2% (n=24) não ofertam a EA em seus currículos; 44,2% (n=23) contêm a EA como parte de alguma disciplina; e 9,6% (n=5) tratam a EA na forma disciplinar, sendo três disciplinas integralmente, e duas parcialmente junto a outra área de saber. Ao todo, são 53,8% (n=28) das graduações da UEL (Catálogo 2020) que promovem a EA na formação inicial.
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