A educação ambiental como alternativa à erosão da memória:
as queimadas na Amazônia pelas lentes do jornal Zero Hora/RS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14260Palavras-chave:
Memória, Jornalismo, Tragédia Ambiental, Educação Ambiental, Estudos CulturaisResumo
Este artigo caracteriza o fenômeno que denomino aqui por erosão da memória decorrente da exposição contínua a relatos – por meio da mídia impressa em especial, de tragédias ambientais que ocorrem no Brasil. Decorre de uma análise discursiva de inspiração foucaultiana sobre um jornal diário de ampla circulação no Rio Grande do Sul (Zero Hora/Grupo RBS). A pesquisa mapeou as enunciações relativas às tragédias envolvendo o meio ambiente ocorridas entre os meses de janeiro à dezembro de 2019. Como resultado, foram identificadas 132 ocorrências em 314 edições publicadas ao longo do período em análise. Destas, 56 diziam respeito às queimadas na Amazônia. O fenômeno foi enunciado em 194 excertos dentre editorial, matéria de capa, charge, artigo de opinião, entre outros. Em 2019 o caso das queimadas ganhou visibilidade nacional e internacional, mas mesmo assim, volta a se repetir a cada ano, entrando para o conjunto de sucessivas notícias trágicas com as quais temos nos acostumados. O que me levou a refletir sobre a necessidade de potencializarmos a ação política por meio da educação, em especial, da educação ambiental, tomando-a como ato de resistência à naturalização de eventos como este que têm marcado nossa história recente.
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