Análise da participação social na elaboração de planos de manejo em unidades de conservação, sob a óptica da educação ambiental

Autores

  • Mariane de Araujo Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Ana Lucia Suriani Affonso Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12966

Palavras-chave:

Áreas de preservação, Educação Ambiental Crítica, Gestão Participativa

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é um campo do conhecimento capaz de auxiliar na construção de planos de manejos de Unidades de Conservação (UCs). Ao utilizar o seu viés crítico, dialógico e emancipatório podemos dispor de atividades de EA, que fomentem a participação social de diversos atores na gestão participativa dessas áreas protegidas. Diante deste contexto, o objetivo da presente pesquisa foi diagnosticar, por meio de uma pesquisa bibliográfica exploratória, como ocorre esta participação em relação a elaboração e implementação de planos de manejo de UCs brasileiras. Realizamos uma análise em uma base de dados de pesquisas científicas e em uma revista específica da área de EA e, percebemos que no Brasil, a EA é pouco utilizada como um subsídio para promover a participação social nas tomadas de decisões, quando pensamos em manejo e gestão de UCs.

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Biografia do Autor

Mariane de Araujo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/PR

Ana Lucia Suriani Affonso, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora, pesquisadora do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste –UNICENTRO/PR

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

de Araujo, M., & Suriani Affonso, A. L. . (2022). Análise da participação social na elaboração de planos de manejo em unidades de conservação, sob a óptica da educação ambiental . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 243–261. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12966