Análise da participação social na elaboração de planos de manejo em unidades de conservação, sob a óptica da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.12966Palavras-chave:
Áreas de preservação, Educação Ambiental Crítica, Gestão ParticipativaResumo
A Educação Ambiental (EA) é um campo do conhecimento capaz de auxiliar na construção de planos de manejos de Unidades de Conservação (UCs). Ao utilizar o seu viés crítico, dialógico e emancipatório podemos dispor de atividades de EA, que fomentem a participação social de diversos atores na gestão participativa dessas áreas protegidas. Diante deste contexto, o objetivo da presente pesquisa foi diagnosticar, por meio de uma pesquisa bibliográfica exploratória, como ocorre esta participação em relação a elaboração e implementação de planos de manejo de UCs brasileiras. Realizamos uma análise em uma base de dados de pesquisas científicas e em uma revista específica da área de EA e, percebemos que no Brasil, a EA é pouco utilizada como um subsídio para promover a participação social nas tomadas de decisões, quando pensamos em manejo e gestão de UCs.
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