Dimensões de natureza na obra Pedagogia da Esperança de Paulo Freire:
contribuições para uma educação ambiental crítica e humanizadora
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16768Palavras-chave:
Perspectiva Freireana, dimensão socioambiental, articulação Freire-EAResumo
Este trabalho aborda as dimensões de natureza presentes na obra Pedagogia da Esperança de Paulo Freire e suas contribuições para a constituição de uma Educação Ambiental crítica e humanizadora. Para tanto, utiliza a Análise Textual Discursiva e o processo de explicação e compreensão das criações culturais no sentido de analisar a constituição interna da referida obra, escrita em 1992, e seus contextos de produção. Debruça-se, portanto, sobre aspectos que marcam o terceiro momento da vida de Paulo Freire, em que o autor se defende de críticas, ressignifica categorias essenciais de seu pensamento, além de adotar um novo paradigma. Percebe-se na obra que a natureza adquire novos sentidos expressos em duas dimensões indispensáveis à constituição de uma educação ambiental crítica humanizadora: a) natureza como mundo da adaptação/transformação e b) natureza imbricada à cultura.
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