Dimensões de natureza na obra Pedagogia da Esperança de Paulo Freire:

contribuições para uma educação ambiental crítica e humanizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16768

Palavras-chave:

Perspectiva Freireana, dimensão socioambiental, articulação Freire-EA

Resumo

Este trabalho aborda as dimensões de natureza presentes na obra Pedagogia da Esperança de Paulo Freire e suas contribuições para a constituição de uma Educação Ambiental crítica e humanizadora. Para tanto, utiliza a Análise Textual Discursiva e o processo de explicação e compreensão das criações culturais no sentido de analisar a constituição interna da referida obra, escrita em 1992, e seus contextos de produção. Debruça-se, portanto, sobre aspectos que marcam o terceiro momento da vida de Paulo Freire, em que o autor se defende de críticas, ressignifica categorias essenciais de seu pensamento, além de adotar um novo paradigma. Percebe-se na obra que a natureza adquire novos sentidos expressos em duas dimensões indispensáveis à constituição de uma educação ambiental crítica humanizadora: a) natureza como mundo da adaptação/transformação e b) natureza imbricada à cultura.

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Biografia do Autor

Rodrigo da Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2012-2016), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017-2019) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019-2023). Professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, atuando na área de educação e prática de ensino de ciências. Filiado a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Perspectiva Freireana, Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS/CTSA.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É professora associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA) em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação (FACED-UFBA. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (LEFHBio-UFBA). Exerceu o cargo de coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFBA entre 2013 e 2016. Atuou entre 2014-2018 como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Membro da Câmara Técnica de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (Biênios 2015/2016, 2017/2018 e 2019/2020). Coordenadora da linha Currículo e (In)Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação FACED-UFBA entre julho/2018 e dezembro/2019. Coordenadora e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Gestão 2020-2021). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nas áreas de Educação em Ciência e Ensino de Biologia, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural, educação ambiental, formação de professores e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

da Luz, R., & Oliveira de Almeida, R. (2024). Dimensões de natureza na obra Pedagogia da Esperança de Paulo Freire: : contribuições para uma educação ambiental crítica e humanizadora. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 380–404. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16768