Dimensiones de la naturaleza en la Pedagogía de la Esperanza de Paulo Freire:

aportes a la educación ambiental crítica y humanizadora

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16768

Palabras clave:

Perspectiva freireana, dimensión socioambiental, articulación Freire-EA

Resumen

Este trabajo aborda las dimensiones de la naturaleza presentes en la obra Pedagogía de la Esperanza de Paulo Freire y sus aportes a la constitución de una Educación Ambiental crítica y humanizadora. Para ello, utiliza el Análisis Textual Discursivo y el proceso de explicación y comprensión de las creaciones culturales para analizar la constitución interna de la citada obra, escrito en 1992, y sus contextos de producción. Se centra, por tanto, en aspectos que marcan el tercer momento en la vida de Paulo Freire, en el que el autor se defiende de las críticas, replantea categorías esenciales de su pensamiento, además de adoptar un nuevo paradigma. Queda claro en el libro que la naturaleza adquiere nuevos significados expresados ​​en dos dimensiones esenciales para la constitución de una educación ambiental crítica y humanizadora: a) la naturaleza como mundo de adaptación/transformación y b) la naturaleza entrelazada con la cultura.

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Biografía del autor/a

Rodrigo da Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2012-2016), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017-2019) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019-2023). Professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, atuando na área de educação e prática de ensino de ciências. Filiado a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Perspectiva Freireana, Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS/CTSA.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É professora associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA) em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação (FACED-UFBA. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (LEFHBio-UFBA). Exerceu o cargo de coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFBA entre 2013 e 2016. Atuou entre 2014-2018 como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Membro da Câmara Técnica de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (Biênios 2015/2016, 2017/2018 e 2019/2020). Coordenadora da linha Currículo e (In)Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação FACED-UFBA entre julho/2018 e dezembro/2019. Coordenadora e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Gestão 2020-2021). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nas áreas de Educação em Ciência e Ensino de Biologia, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural, educação ambiental, formação de professores e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.

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Publicado

2024-08-13

Cómo citar

da Luz, R., & Oliveira de Almeida, R. (2024). Dimensiones de la naturaleza en la Pedagogía de la Esperanza de Paulo Freire: : aportes a la educación ambiental crítica y humanizadora. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 380–404. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16768