A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Autores

  • Maria Betânia Ribeiro Torres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3584

Palavras-chave:

Educação socioambiental, gestão ambiental, mudança social.

Resumo

Apresenta uma discussão em torno da educação socioambiental, gestão ambiental e mudança social e o surgimento de novos elementos de convivência sociedade-natureza, advindos da contribuição das ciências sociais. Caracteriza-se como pesquisa de natureza teórico-crítica. O surgimento de práticas sociais e pedagógicas em torno da questão ambiental como objeto de interesse público resulta de uma construção histórica recente. Embora, ainda se compreenda que “ambiente” seja sinônimo de “natureza”, esta visão tem sido modificada ao longo dos anos, dando lugar a uma percepção mais crítica, com elementos culturais e naturais, conferindo uma preocupação social adequada à dimensão ambiental. A compreensão da problemática ambiental como fenômeno socioambiental lança a questão ambiental na esfera política, entendida como esfera pública das decisões comuns. Neste contexto a educação socioambiental em interface com a gestão ambiental contribui para a inserção de cidadãos e cidadãs na gestão do uso e apropriação dos recursos ambientais bem como nas decisões que afetam a qualidade do ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Betânia Ribeiro Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Mestre em desenvolvimento e meio ambiente (Prodema/Mossoró-RN), professora do Curso de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Torres, M. B. R. (2013). A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3584