v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007

Publicado: 2012-09-12

Artigos

  • TRILHA SENSITIVA NO MEMORIAL DO CERRADO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3308
    Antonio Pasqualetto, Emair Lucas Melo
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO EFETIVA DA ESCOLA E DO DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS NESTA ÁREA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3309
    Maria da Penha de Queiroz Almeida, Carmem Inez de Oliveira
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS ESTRANGEIROS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3310
    celso Sánchez, Alexandre de Gusmão Pedrini
  • SUBSÍDIOS AO DEBATE CIENTÍFICO: ÉTICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3311
    Gedson Alves da Silva, Cintia Marinho de Carvalho, Otoniel Bertossi da Silva, Marcos Antônio Sattler
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3320
    Rosa Acassia Luizari, Luiz Carlos Santana
  • COLETA SELETIVA EM AMBIENTE ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3321
    Rozeli Aparecida Zanon Felix
  • A CONFIGURAÇÃO DAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICAS E DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES INICIAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3322
    Virginia Maria Machado
  • BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3323
    Tiago Viana da Costa, Jerfferson Lobato dos Santos, Solange da Silva Barros, Simone Marcela Souza de Carvalho, Antônia Morais Pinheiro
  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NOTAS SOBRE A VIOLAÇÃO DA ÉTICA NO TRABALHO ALIENADO VIGENTE NO CAPITALISMO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3324
    Sírio Lopez Velasco
  • UTILIZAÇÃO DO MODELO MUNDO3 PARA CONHECER COMO PROCESSOS SISTÊMICOS SÃO ENTENDIDOS NA FORMAÇÃO AGRONÔMICA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3325
    João Carlos Torres Vianna, Arion de Castro Kurtz dos Santos
  • A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE PARA ALUNOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: SUBSÍDIO PARA ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3326
    Taiana Silva Cunha, Ana Lúcia Bertarello Zeni
  • AFORISMOS SOBRE A CULTURA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NO PENSAMENTO DE VYGOTSKY - RECONHECENDO PERCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3327
    André Luiz Portanova Laborde, Susana Inês Molon
  • IDENTIFICAÇÃO DE RASTROS DE ANIMAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO DA FAUNA LOCAL NO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DE TERRA RONCA (GO)

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3328
    Christian Niel Berlinck, Luanne Helena Augusto Lima
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO RESPOSTA À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3329
    Giane Roberta Jansen, Rafaela Vieira, Raquel Kraisch
  • O CONCEITO DE VIOLÊNCIA E O MEIO AMBIENTE EM MICHEL SERRES

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3330
    Humberto Calloni
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE: CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3331
    Iaponira Sales de Oliveira, Monica Maria Pereira da Silva
  • O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3332
    Iris Gomes Viana, Germano Guarim Neto
  • CONCEPÇÃO DE AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, NÍVEL MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3333
    Luciane Gonçalves Rosa, Valderi Duarte Leite, Monica Maria Pereira da Silva
  • SITUAÇÃO DESCONFORTANTE PROVOCADA PELA OCORRÊNCIA DE VERANICO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3552
    Simone Vieira de Assis, Angélica Tavares Ferreira, Morgana Vaz da Silva
  • UM ESTUDO SOBRE O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃOCOLETIVA COMO PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM INDÚSTRIAS MADEIREIRAS DE MATO GROSSO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3553
    Theophilo N. C. Sobieray, Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, Luciane Cleonice Durante, José Antonio Lambert
  • O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3554
    Angélica Góis Müller Morales
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3555
    Clélio Estevão Thomaz, Dulce Maria Pompêo de Camargo
  • TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3556
    Alexandre Falcão de Araújo, Vital Pasquarelli Júnior
  • FRAGMENTOS LITERÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3558
    Fabiana Aparecida de Carvalho
  • A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3559
    Jonas Bach Junior
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3560
    Ligia Moreiras Sena, Ricardo Clapis Garla, Daniel Fonseca de Andrade
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE PESQUISA–AÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3561
    Luciana Thais Villa Gonzalez, Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, Renato Eugênio da Silva Diniz
  • DIFERENTES OLHARES SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESORES DE CRISTALÂNDIA - TO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3562
    Marciléia Oliveira Bispo, Sandra de Fátima Oliveira
  • INDICADORES DE RISCOS AMBIENTAIS PARA OS TRABALHADORES NOS SERVIÇOS DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO DOMICILIAR

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3563
    Rogério Queiroz de Almeida, Jaime Genaro, Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, Luciane Cleonice Durante, José Antônio Lambert
  • OLHARES E INTERPRETAÇÕES DA TEORIA NA PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS ARTE-EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3564
    Thaís Gonçalvez Saggiomo, Ricardo Gauterio Cruz
  • DIÁLOGOS DE PESQUISAS NA REDE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3565
    Márcia Santiago de Araújo
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE: OS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NUMA PERSPECTIVA TEÓRICA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3566
    Luciara Bilhalva Corrêa, Valéria Lerch Lunardi
  • REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE NATUREZA: APORTES TEÓRICO-FILOSÓFICOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3582
    Silviamar Camponogara, Flávia Regina Souza Ramos, Ana Lúcia Cardoso Kirchhof
  • A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3584
    Maria Betânia Ribeiro Torres
  • O NÃO PARADIGMA AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3585
    Álvaro Luís Ávila da Cunha
  • A BIODANÇA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATÓRIO DE CASO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3586
    luiza nakayama, André Ribeiro de Santana, Osmarina Maria dos Santos Dantas, Claudete Prieto
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM PROJETO DE PESQUISA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3587
    Daniel Porciúncula Prado
  • AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3588
    Dione Kitzmann