v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007

Publicado: 2012-09-12

Artigos

  • TRILHA SENSITIVA NO MEMORIAL DO CERRADO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

    Antonio Pasqualetto, Emair Lucas Melo
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3308
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO EFETIVA DA ESCOLA E DO DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS NESTA ÁREA

    Maria da Penha de Queiroz Almeida, Carmem Inez de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3309
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS ESTRANGEIROS

    celso Sánchez, Alexandre de Gusmão Pedrini
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3310
  • SUBSÍDIOS AO DEBATE CIENTÍFICO: ÉTICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Gedson Alves da Silva, Cintia Marinho de Carvalho, Otoniel Bertossi da Silva, Marcos Antônio Sattler
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3311
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE

    Rosa Acassia Luizari, Luiz Carlos Santana
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3320
  • COLETA SELETIVA EM AMBIENTE ESCOLAR

    Rozeli Aparecida Zanon Felix
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3321
  • A CONFIGURAÇÃO DAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICAS E DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES INICIAIS

    Virginia Maria Machado
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3322
  • BRINCANDO ENTRE IGAPÓS: A ÁGUA NA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TUPÉ, MANAUS/AM

    Tiago Viana da Costa, Jerfferson Lobato dos Santos, Solange da Silva Barros, Simone Marcela Souza de Carvalho, Antônia Morais Pinheiro
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3323
  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NOTAS SOBRE A VIOLAÇÃO DA ÉTICA NO TRABALHO ALIENADO VIGENTE NO CAPITALISMO

    Sírio Lopez Velasco
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3324
  • UTILIZAÇÃO DO MODELO MUNDO3 PARA CONHECER COMO PROCESSOS SISTÊMICOS SÃO ENTENDIDOS NA FORMAÇÃO AGRONÔMICA

    João Carlos Torres Vianna, Arion de Castro Kurtz dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3325
  • A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE PARA ALUNOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: SUBSÍDIO PARA ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Taiana Silva Cunha, Ana Lúcia Bertarello Zeni
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3326
  • AFORISMOS SOBRE A CULTURA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NO PENSAMENTO DE VYGOTSKY - RECONHECENDO PERCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    André Luiz Portanova Laborde, Susana Inês Molon
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3327
  • IDENTIFICAÇÃO DE RASTROS DE ANIMAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO DA FAUNA LOCAL NO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DE TERRA RONCA (GO)

    Christian Niel Berlinck, Luanne Helena Augusto Lima
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3328
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO RESPOSTA À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

    Giane Roberta Jansen, Rafaela Vieira, Raquel Kraisch
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3329
  • O CONCEITO DE VIOLÊNCIA E O MEIO AMBIENTE EM MICHEL SERRES

    Humberto Calloni
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3330
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE: CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL

    Iaponira Sales de Oliveira, Monica Maria Pereira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3331
  • O PANTANAL NA CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES FONTES, CÁCERES – MATO GROSSO.

    Iris Gomes Viana, Germano Guarim Neto
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3332
  • CONCEPÇÃO DE AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, NÍVEL MÉDIO

    Luciane Gonçalves Rosa, Valderi Duarte Leite, Monica Maria Pereira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3333
  • SITUAÇÃO DESCONFORTANTE PROVOCADA PELA OCORRÊNCIA DE VERANICO

    Simone Vieira de Assis, Angélica Tavares Ferreira, Morgana Vaz da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3552
  • UM ESTUDO SOBRE O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃOCOLETIVA COMO PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM INDÚSTRIAS MADEIREIRAS DE MATO GROSSO

    Theophilo N. C. Sobieray, Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, Luciane Cleonice Durante, José Antonio Lambert
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3553
  • O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

    Angélica Góis Müller Morales
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3554
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: MÚLTIPLOS OLHARES

    Clélio Estevão Thomaz, Dulce Maria Pompêo de Camargo
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3555
  • TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO

    Alexandre Falcão de Araújo, Vital Pasquarelli Júnior
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3556
  • FRAGMENTOS LITERÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Fabiana Aparecida de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3558
  • A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL

    Jonas Bach Junior
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3559
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZADA EM FERNANDO DE NORONHA, PE

    Ligia Moreiras Sena, Ricardo Clapis Garla, Daniel Fonseca de Andrade
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3560
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE PESQUISA–AÇÃO

    Luciana Thais Villa Gonzalez, Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, Renato Eugênio da Silva Diniz
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3561
  • DIFERENTES OLHARES SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESORES DE CRISTALÂNDIA - TO

    Marciléia Oliveira Bispo, Sandra de Fátima Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3562
  • INDICADORES DE RISCOS AMBIENTAIS PARA OS TRABALHADORES NOS SERVIÇOS DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO DOMICILIAR

    Rogério Queiroz de Almeida, Jaime Genaro, Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, Luciane Cleonice Durante, José Antônio Lambert
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3563
  • OLHARES E INTERPRETAÇÕES DA TEORIA NA PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS ARTE-EDUCAÇÃO

    Thaís Gonçalvez Saggiomo, Ricardo Gauterio Cruz
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3564
  • DIÁLOGOS DE PESQUISAS NA REDE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Márcia Santiago de Araújo
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3565
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE: OS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NUMA PERSPECTIVA TEÓRICA

    Luciara Bilhalva Corrêa, Valéria Lerch Lunardi
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3566
  • REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE NATUREZA: APORTES TEÓRICO-FILOSÓFICOS

    Silviamar Camponogara, Flávia Regina Souza Ramos, Ana Lúcia Cardoso Kirchhof
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3582
  • A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

    Maria Betânia Ribeiro Torres
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3584
  • O NÃO PARADIGMA AMBIENTAL

    Álvaro Luís Ávila da Cunha
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3585
  • A BIODANÇA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATÓRIO DE CASO

    luiza nakayama, André Ribeiro de Santana, Osmarina Maria dos Santos Dantas, Claudete Prieto
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3586
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM PROJETO DE PESQUISA

    Daniel Porciúncula Prado
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3587
  • AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS

    Dione Kitzmann
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3588