A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3559Palavras-chave:
percepção ambiental, educação ecológica, Pedagogia Waldorf, Bachelard, Steiner.Resumo
O artigo relaciona a educação estética aplicada na Pedagogia Waldorf com o pensamento de Gaston Bachelard sobre a fenomenologia da imaginação e os resultados na percepção ambiental dos alunos. Com base em reflexões sobre o imaginário, analisa-se o processo de sensibilização das crianças na sala de aula Waldorf como fundamento da educação ecológica, a interação dos alunos com o meio ambiente, com o espaço social e com sua subjetividade. As questões práticas da Pedagogia Waldorf são apresentadas sob o ponto de vista da sua função no desenvolvimento da percepção infantil e do relacionamento do ser humano com o mundo. O desenho de formas e o processo de alfabetização na educação Waldorf são descritos em suas contribuição para uma evolução da percepção ambiental dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-29
Como Citar
Bach Junior, J. (2013). A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3559
Edição
Seção
Artigos