A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL

Jonas Bach Junior

Resumo


O artigo relaciona a educação estética aplicada na Pedagogia Waldorf com o pensamento de
Gaston Bachelard sobre a fenomenologia da imaginação e os resultados na percepção ambiental dos alunos. Com base em reflexões sobre o imaginário, analisa-se o processo de sensibilização das crianças na sala de aula Waldorf como fundamento da educação ecológica, a interação dos alunos com o meio ambiente, com o espaço social e com sua subjetividade. As questões práticas da Pedagogia Waldorf são apresentadas sob o ponto de vista da sua função no desenvolvimento da percepção infantil e do relacionamento do ser humano com o mundo. O desenho de formas e o processo de alfabetização na educação Waldorf são descritos em suas contribuição para uma evolução da percepção ambiental dos alunos.

Palavras-chave


percepção ambiental; educação ecológica; Pedagogia Waldorf; Bachelard; Steiner.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3559

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.