A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL

Autores

  • Jonas Bach Junior Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3559

Palavras-chave:

percepção ambiental, educação ecológica, Pedagogia Waldorf, Bachelard, Steiner.

Resumo

O artigo relaciona a educação estética aplicada na Pedagogia Waldorf com o pensamento de Gaston Bachelard sobre a fenomenologia da imaginação e os resultados na percepção ambiental dos alunos. Com base em reflexões sobre o imaginário, analisa-se o processo de sensibilização das crianças na sala de aula Waldorf como fundamento da educação ecológica, a interação dos alunos com o meio ambiente, com o espaço social e com sua subjetividade. As questões práticas da Pedagogia Waldorf são apresentadas sob o ponto de vista da sua função no desenvolvimento da percepção infantil e do relacionamento do ser humano com o mundo. O desenho de formas e o processo de alfabetização na educação Waldorf são descritos em suas contribuição para uma evolução da percepção ambiental dos alunos.

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Biografia do Autor

Jonas Bach Junior, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFPR) e mestrando em Educação sob orientação da Professora Doutora Andréia Aparecida Marin. Universidade Federal do Paraná – UFPR - Setor de Ciências Humanas – Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2013-04-29

Como Citar

Bach Junior, J. (2013). A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3559