A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL

Autores/as

  • Jonas Bach Junior Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3559

Palabras clave:

percepção ambiental, educação ecológica, Pedagogia Waldorf, Bachelard, Steiner.

Resumen

O artigo relaciona a educação estética aplicada na Pedagogia Waldorf com o pensamento de Gaston Bachelard sobre a fenomenologia da imaginação e os resultados na percepção ambiental dos alunos. Com base em reflexões sobre o imaginário, analisa-se o processo de sensibilização das crianças na sala de aula Waldorf como fundamento da educação ecológica, a interação dos alunos com o meio ambiente, com o espaço social e com sua subjetividade. As questões práticas da Pedagogia Waldorf são apresentadas sob o ponto de vista da sua função no desenvolvimento da percepção infantil e do relacionamento do ser humano com o mundo. O desenho de formas e o processo de alfabetização na educação Waldorf são descritos em suas contribuição para uma evolução da percepção ambiental dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jonas Bach Junior, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFPR) e mestrando em Educação sob orientação da Professora Doutora Andréia Aparecida Marin. Universidade Federal do Paraná – UFPR - Setor de Ciências Humanas – Programa de Pós-Graduação em Educação.

Publicado

2013-04-29

Cómo citar

Bach Junior, J. (2013). A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3559