Explorando a percepção socioambiental dos alunos

o papel da educação na sensibilização socioambiental de estudantes de Ibatiba-ES

Autores

  • Eder Junior Carlos de Carvalho Universidade Federal do Espirito Santo - UFES https://orcid.org/0009-0003-2669-7387
  • Anderson Lopes Peçanha Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
  • Juliana Fontan de Oliveira Carvalho Secretaria do Estado da Educação do Espírito Santo – SEDU-ES https://orcid.org/0009-0000-3121-1247

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16756

Palavras-chave:

Desafios ambientais; Atividades educativas; Espaços Não Formais de Ensino.

Resumo

A presente pesquisa destaca a importância da percepção socioambiental na sensibilização de alunos em relação as questões socioambientais locais no processo educativo. Analisamos as alterações da percepção socioambiental de 59 estudantes do Ensino Médio de uma escola Estadual localizada em Ibatiba-ES e avaliamos os impactos de atividades educativas de Educação Ambiental em Espaços Não Formais de Ensino para fomentar a sensibilização socioambiental deles. Para isso, aplicamos questionários (antes e após) a atividade educativa em Espaços Não Formais de Ensino, sendo esses locais, propriedades agrícolas localizadas no próprio município. Os resultados destacam a eficácia das atividades em Espaços Não Formais de Ensino na promoção da sensibilização ambiental e na melhoria da percepção socioambiental desses estudantes. Essa mudança na percepção é fundamental para formar cidadãos conscientes capazes de enfrentar os desafios ambientais.

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Biografia do Autor

Eder Junior Carlos de Carvalho, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Possuo graduação em Ciências com Habilitação em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2005), Licenciatura em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2011), e Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023). Atualmente, sou professor na E.E.E.F.M. Professora Maria Trindade de Oliveira, no Estado do Espírito Santo.

Anderson Lopes Peçanha, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (2007), mestrado em Produção Vegetal (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007) e doutorado em Produção Vegetal (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010). Pós-doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de Ciências Biológicas e Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Estágio em Ciências Biológicas e Educação Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: Instrumentação para o Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, Educação Ambiental e Ensino de ciências naturais em espaços não formais.

Juliana Fontan de Oliveira Carvalho, Secretaria do Estado da Educação do Espírito Santo – SEDU-ES

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Manhuaçu (2000) e graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2006). Atualmente é professora - EEEFM PROFESSORA TRINDADE DE OLIVEIRA. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral.

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Junior Carlos de Carvalho, E., Lopes Peçanha, A., & Fontan de Oliveira Carvalho, J. (2025). Explorando a percepção socioambiental dos alunos: o papel da educação na sensibilização socioambiental de estudantes de Ibatiba-ES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 83–100. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16756