Explorando a percepção socioambiental dos alunos

o papel da educação na sensibilização socioambiental de estudantes de Ibatiba-ES

Autores/as

  • Eder Junior Carlos de Carvalho Universidade Federal do Espirito Santo - UFES https://orcid.org/0009-0003-2669-7387
  • Anderson Lopes Peçanha Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
  • Juliana Fontan de Oliveira Carvalho Secretaria do Estado da Educação do Espírito Santo – SEDU-ES https://orcid.org/0009-0000-3121-1247

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16756

Palabras clave:

Desafíos ambientales; Actividades educativas; Espacios No Formales de Enseñanza

Resumen

A presente pesquisa destaca a importância da percepção socioambiental na sensibilização de alunos em relação as questões socioambientais locais no processo educativo. Analisamos as alterações da percepção socioambiental de 59 estudantes do Ensino Médio de uma escola Estadual localizada em Ibatiba-ES e avaliamos os impactos de atividades educativas de Educação Ambiental em Espaços Não Formais de Ensino para fomentar a sensibilização socioambiental deles. Para isso, aplicamos questionários (antes e após) a atividade educativa em Espaços Não Formais de Ensino, sendo esses locais, propriedades agrícolas localizadas no próprio município. Os resultados destacam a eficácia das atividades em Espaços Não Formais de Ensino na promoção da sensibilização ambiental e na melhoria da percepção socioambiental desses estudantes. Essa mudança na percepção é fundamental para formar cidadãos conscientes capazes de enfrentar os desafios ambientais.

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Biografía del autor/a

Eder Junior Carlos de Carvalho, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Possuo graduação em Ciências com Habilitação em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2005), Licenciatura em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2011), e Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023). Atualmente, sou professor na E.E.E.F.M. Professora Maria Trindade de Oliveira, no Estado do Espírito Santo.

Anderson Lopes Peçanha, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Posee una licenciatura en Agronomía de la Universidad Federal Rural de Río de Janeiro (2003), una licenciatura en Ciencias Biológicas de la Universidad Salgado de Oliveira (2007), una maestría en Producción Vegetal (Suelos y Nutrición de Plantas) de la Universidad Estatal del Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007) y un doctorado en Producción Vegetal (Fisiología Vegetal) de la Universidad Estatal del Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010). Realizó un posdoctorado en Producción Vegetal en la Universidad Federal de Espírito Santo. Actualmente es profesor asociado II en la Universidad Federal de Espírito Santo. Tiene experiencia en las áreas de Ciencias Biológicas y Educación, con énfasis en Enseñanza de Ciencias, Prácticas en Ciencias Biológicas y Educación Ambiental, centrado principalmente en los siguientes temas: Instrumentación para la Enseñanza de las Ciencias Naturales y Biología, Educación Ambiental y Enseñanza de ciencias naturales en espacios no formales.

Juliana Fontan de Oliveira Carvalho, Secretaria do Estado da Educação do Espírito Santo – SEDU-ES

Tiene una licenciatura en Pedagogía por la Facultad de Filosofía, Ciencias y Letras de Manhuaçu (2000) y una licenciatura en Ciencias Biológicas por la Facultad de Filosofía, Ciencias y Letras de Alegre (2006). Actualmente es profesora en la EEEFM PROFESSORA TRINDADE DE OLIVEIRA. Tiene experiencia en el área de Biología General, con énfasis en Biología General.

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Publicado

2025-04-17

Cómo citar

Junior Carlos de Carvalho, E., Lopes Peçanha, A., & Fontan de Oliveira Carvalho, J. (2025). Explorando a percepção socioambiental dos alunos: o papel da educação na sensibilização socioambiental de estudantes de Ibatiba-ES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 83–100. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16756