Explorando a percepção socioambiental dos alunos

o papel da educação na sensibilização socioambiental de estudantes de Ibatiba-ES

Authors

  • Eder Junior Carlos de Carvalho Universidade Federal do Espirito Santo - UFES https://orcid.org/0009-0003-2669-7387
  • Anderson Lopes Peçanha Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
  • Juliana Fontan de Oliveira Carvalho Secretaria do Estado da Educação do Espírito Santo – SEDU-ES https://orcid.org/0009-0000-3121-1247

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16756

Keywords:

Environmental challenges; Educational activities; Non-Formal Teaching Spaces

Abstract

A presente pesquisa destaca a importância da percepção socioambiental na sensibilização de alunos em relação as questões socioambientais locais no processo educativo. Analisamos as alterações da percepção socioambiental de 59 estudantes do Ensino Médio de uma escola Estadual localizada em Ibatiba-ES e avaliamos os impactos de atividades educativas de Educação Ambiental em Espaços Não Formais de Ensino para fomentar a sensibilização socioambiental deles. Para isso, aplicamos questionários (antes e após) a atividade educativa em Espaços Não Formais de Ensino, sendo esses locais, propriedades agrícolas localizadas no próprio município. Os resultados destacam a eficácia das atividades em Espaços Não Formais de Ensino na promoção da sensibilização ambiental e na melhoria da percepção socioambiental desses estudantes. Essa mudança na percepção é fundamental para formar cidadãos conscientes capazes de enfrentar os desafios ambientais.

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Author Biographies

Eder Junior Carlos de Carvalho, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Possuo graduação em Ciências com Habilitação em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2005), Licenciatura em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2011), e Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023). Atualmente, sou professor na E.E.E.F.M. Professora Maria Trindade de Oliveira, no Estado do Espírito Santo.

Anderson Lopes Peçanha, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

He holds a degree in Agronomy from the Federal Rural University of Rio de Janeiro (2003), a degree in Biological Sciences Teaching from Salgado de Oliveira University (2007), a Master's degree in Plant Production (Soils and Plant Nutrition) from the State University of Northern Rio de Janeiro Darcy Ribeiro (2007), and a PhD in Plant Production (Plant Physiology) from the State University of Northern Rio de Janeiro Darcy Ribeiro (2010). He completed a post-doctoral program in Plant Production at the Federal University of Espírito Santo. He is currently an Associate Professor II at the Federal University of Espírito Santo. He has experience in the areas of Biological Sciences and Education, with emphasis on Science Education, Biological Sciences Internship, and Environmental Education, mainly focusing on the following topics: Instrumentation for the Teaching of Natural Sciences and Biology, Environmental Education, and Teaching of natural sciences in non-formal spaces.

Juliana Fontan de Oliveira Carvalho, Secretaria do Estado da Educação do Espírito Santo – SEDU-ES

She has a degree in Pedagogy from the Faculty of Philosophy, Sciences, and Letters of Manhuaçu (2000) and a degree in Biological Sciences from the Faculty of Philosophy, Sciences, and Letters of Alegre (2006). Currently, she is a teacher at EEEFM PROFESSORA TRINDADE DE OLIVEIRA. She has experience in the field of General Biology, with emphasis on General Biology.

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Published

2025-04-17

How to Cite

Junior Carlos de Carvalho, E., Lopes Peçanha, A., & Fontan de Oliveira Carvalho, J. (2025). Explorando a percepção socioambiental dos alunos: o papel da educação na sensibilização socioambiental de estudantes de Ibatiba-ES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 83–100. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16756