Panorama das pesquisas brasileiras em Educação Ambiental com Fenomenologia (2001-2020)

Autores

  • Jerry Adriano Raimundo Universidade Federal do Paraná
  • Ronualdo Marques Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Carlos Eduardo Fortes Gonzalez Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15474

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Fenomenologia, Pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta um panorama das pesquisas brasileiras em Educação Ambiental com Fenomenologia dos vinte primeiros anos do século XXI, a partir da seguinte pergunta: Quais são as propriedades das pesquisas brasileiras em Educação Ambiental com Fenomenologia publicadas no Brasil? Em vista disso, os dados foram extraídos de artigos, dissertações e teses, coletadas a partir de bibliotecas eletrônicas. A organização dos dados e sua análise foram realizados com apoio de softwares; os resultados foram abordados quantitativamente e demonstrados com a Estatística Descritiva, para compor a bibliometria do conjunto das publicações. Os resultados demonstraram que o pico de publicações da temática foi em 2013. São Paulo é o estado que mais pesquisa a temática, embora a região Sul compute mais publicações. O principal assunto de pesquisa é a Percepção Ambiental e Merleau-Ponty é o principal autor de referência nas pesquisas em Educação com Fenomenologia.

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Biografia do Autor

Jerry Adriano Raimundo, Universidade Federal do Paraná

Mestre em educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR-2017). Especialista em Filosofia Contemporânea (FACEL-2013); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (ESAP-2011); Licenciado em PEDAGOGIA? (UEM-2010); Licenciado em Normal Superior (UEM-2009); e, Bacharel em Teologia (SPR-2003). Docente em anos iniciais, ciclo II, na Prefeitura Municipal de Curitiba (2012)

Ronualdo Marques, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2009); Especialização em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí ? UNIVALE (2010); Especialização em Educação Especial pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí ? UNIVALE (2010). Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná ? UTFPR (2011). Especialização em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL (2012) Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PPGFECT-UTFPR (2017); Graduação em Pedagogia no Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Atualmente é Pós Graduando no Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná ? UFPR. Membro do GPEACS - Grupo de Pesquisa sobre Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (UFPR), do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP-IPHAN-UFPR).

Carlos Eduardo Fortes Gonzalez , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Biólogo, docente e cientista nas áreas de Estudos socioambientais, Ciências ambientais e Ciências biológicas (em atividade). Professor Titular (aposentado) da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Departamento de Química & Biologia. Doctor en Educación, UDE - Universidad de la Empresa, Montevideo, Uruguay (Reconhecido como equivalente ao título de Doutor em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS). Pós-doutorado no PPGEdu - Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-doutorado no PPGECT - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR. Pós-doutorado no PPGCult - Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais da UFMS. Mestre em Tecnologia & Sociedade pela UTFPR, Campus Curitiba. Especialista pelo Conselho Regional de Biologia da 7.ª Região em: Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Planejamento e Gerenciamento Ambientais; Ecologia; Biogeografia; Biologia Sanitária e Ambiental; Saúde Pública e Escolar; Biologia Econômica; Hidrobiologia. Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pelo Conselho Regional de Biologia da 3.ª Região. Especialista em Magistério Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná. Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela Carl Duisberg Gesellschaft - Hamburgo, Alemanha. Aperfeiçoamento em Museologia (Programa Saber Museu) pela ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. Graduado em Ciências Biológicas pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Licenciado em Educação Física pelo Claretiano - Centro Universitário

Referências

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

Raimundo, J. A. ., Marques, R., & Gonzalez , C. E. F. . (2024). Panorama das pesquisas brasileiras em Educação Ambiental com Fenomenologia (2001-2020). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 164–187. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15474