Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos

Autores

  • Raquel Fabiane Mafra Orsi Universidade do Vale do Itajaí
  • Jaqueline Maria Alexandre Weiler Universidade do Vale do Itajaí
  • Denise Lemke Carletto Universidade do Vale do Itajaí
  • Michele Voloszin Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4708

Palavras-chave:

Percepção ambiental, educação ambiental, ambiente natural

Resumo

A percepção ambiental consiste na forma como o ser humano compreende o meio ambiente, resultante de conhecimentos e experiências. Ao educador ambiental cabe continuamente resgatar e restabelecer a conexão com o ambiente natural e abordar, por meio da sensibilização, as complexas questões socioambientais. Assim, um grupo de acadêmicos Stricto Sensu em Educação, voltado à Educação Ambiental, realizou uma saída de campo à cidade de Anitápolis – Santa Catarina, objetivando uma imersão no meio natural, para estimular os sentidos para que as sensações permitissem uma reflexão sobre a sua integração ao ambiente. Desenvolveram-se atividades de entrevista, interlocução no ambiente natural e trilha sensitiva, que propiciaram a sensibilização e percepção dos integrantes, permitindo reflexões e o desenvolvimento da afetividade no grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Fabiane Mafra Orsi, Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1995). Mestre em Educação, dissertação em Formação Continuada do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas na região da AMFRI, em Santa Catarina.(2008) Faz parte do grupo de pesquisa Educação, Estudos, Ambientais e Sociedade. Atualmente de licença da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - Itajaí, atuando na área de Educação Ambiental. Doutoranda no Curso de Educação - UNIVALI, bolsista da CAPES.

Jaqueline Maria Alexandre Weiler, Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Cursando Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí/Univali. Linha de Pesquisa: Educação Ambiental.

Denise Lemke Carletto, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Joinville (1993). Especialista em Interdisciplinaridade na Formação de Professores e Especialistas da Educação pela UNIVILLE/IBPEX. Mestre em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí/Univali. Linha de Pesquisa: Educação Ambiental.

Michele Voloszin, Universidade do Vale do Itajaí

ossui graduação em Tecnólogo em Cosmetologia e Estética pela Universidade do Vale do Itajaí (2007) e graduação em Bacharel em Comunicação Social Habilitação Relações Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Especialista em Estética Facial e Corporal Formação Magistério - Univali (2009), Mestra em Saúde e Gestão do Trabalho pela Universidade do Vale do Itajaí (2013). Diretora e professora da IVCE - Instituto Voloszin de Cursos e Estética. Doutoranda do Doutorado de Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2014).

Downloads

Publicado

2015-08-04

Como Citar

Mafra Orsi, R. F., Alexandre Weiler, J. M., Lemke Carletto, D., & Voloszin, M. (2015). Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 20–38. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4708

Edição

Seção

Artigos