v. 32 n. 1 (2015)

					Visualizar v. 32 n. 1 (2015)
Publicado: 2015-08-04

Editorial

  • Editorial

    Vilmar Alves Pereira
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5264

Artigos

  • Educação ambiental na engenharia florestal: percepção dos estudantes e profissionais

    Angeline Martini, Daniela Biondi, Gustavo Ferreira Wassem
    5-19
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4689
  • Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos

    Raquel Fabiane Mafra Orsi, Jaqueline Maria Alexandre Weiler, Denise Lemke Carletto, Michele Voloszin
    20-38
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4708
  • O Papel da Educação na Superação da Crise Socioambiental: uma Reflexão a Partir de Antônio Gramsci

    Luciane Albernaz de Araujo Freitas, André Luís Castro de Freitas
    39-57
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4722
  • Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB

    Layana Dantas Alencar, Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Erivaldo Moreira Barbosa
    58-78
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4921
  • O espaço escolar como uma problemática socioambiental

    Maria Betânia Ribeiro Torres
    79-100
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4957
  • A Tributação Ambiental como um instrumento de Educação Ambiental

    Simone Freire, Vanessa Caporlíngua
    101-117
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4968
  • As Três Ecologias de Félix Guattari e o tempo de envelhecer

    Anacirema da Silva Porciuncula, Claudete Rodrigues Teixeira Gravinis, Alfredo Guillermo Martins Gentini, Ivalina Porto
    118-136
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4969
  • O educador em seu ‘quefazer’ ambiental: uma análise a partir da dialética materialista

    Alessio Almada Costa, Luis Fernando Minasi
    137-157
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4978
  • O enfrentamento da crise socioambiental: Um diálogo em Enrique Leff sobre a Racionalidade e o Saber Ambiental

    Ângelo Francklin Pitanga
    158-171
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4997
  • Gira mundos: A Educação Ambiental no mito e o mito na Educação Ambiental

    Katia Gonçalves Castor, Martha Tristão
    172-188
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5007
  • Educação ambiental para justiça ambiental: dando mais uns passos

    Caio Floriano dos Santos, Leonardo Dorneles Gonçalves, Carlos Roberto da Silva Machado
    189-208
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5016
  • Consumismo infantil: um olhar Bakhtiniano às ideologias veiculadas pela mídia

    Cristiane Magalhães Bissaco, Mariana Nardy, Carine Corrêa, Patrícia Pereira Bertoli, Dagoberto Buim Arena
    209-228
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5019
  • Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista

    Diego Ferreira Gomes, Diógenes Valdanha Neto, Maria Betanea Platzer
    229-246
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5027
  • A ecopedagogia como prática ecopedagógica inclusiva em escolas de Vitória da Conquista na Bahia

    Nayara Alves de Sousa, Milton Ferreira da Silva Junior, Sílvia Kimo Costa
    247-269
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5072
  • O Trabalho das mulheres Pantaneiras e a Avaliação Ecossistêmica do Milleniun: uma ressignificação por meio da Educação Ambiental.

    Rosana Manfrinate, Michèle Sato
    270-289
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5073
  • Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida

    Roque Strieder, Tarcisio Cecato
    290-308
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5082
  • Dos documentos e aparatos institucionais às mudanças culturais: qual institucionalização das políticas públicas de educação ambiental se quer?

    Semiramis Albuquerque Biasoli, Thais da Silva Brianezi, Marcos marcos Sorrentino
    309-328
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5076
  • A sustentabilidade da educação socioambiental no assentamento do Anauerapucu, Amazônia Amapaense

    Raimunda Kelly Silva Gomes, Maria do Carmo Lobato da Silva, Mariana Martins Medeiros
    329-343
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5093
  • A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental

    Dirlei Andrade Bonfim, Juliana Oliveira Santos, Rubens Jesus Sampaio, Milton Ferreira da Silva Junior, Luís Rogério Cosme Silva Santos
    344-357
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5144
  • Antropocentrismo pedagógico e naturalização da exploração ambiental no ensino de ciências (Brasil, 1960-1970)

    Carlos Renato Carola, Cátia Elaine A. Constante
    358-379
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5167
  • Compreendendo as relações entre a educação patrimonial e os saberes docentes na formação continuada de professores de uma cidade de Minas Gerais

    Cláudia Maria Soares Rossi, Bruno Andrade Pinto Monteiro
    380-401
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5193