Compreendendo as relações entre a educação patrimonial e os saberes docentes na formação continuada de professores de uma cidade de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5193

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Patrimonial. Saberes Docentes

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiências sobre as práticas de ensino voltadas à educação patrimonial, desenvolvidas por professores de uma escola pública a partir de um programa de formação continuada. A busca por conhecer quais os saberes docentes são mobilizados e utilizados pelos professores em seu trabalho e no desenvolvimento de projetos, contribuiu na compreensão de como esses saberes estão vinculados à sua identidade profissional e ao papel que desempenham. Para a coleta de dados foram feitas entrevistas com as participantes do programa e análise de registros documentais dos mesmos. Os resultados indicaram que os saberes da experiência é que fundamentam as práticas pedagógicas e que ainda existe a necessidade em se desenvolver ações de formação continuada para que os docentes possam realmente atuar no sentido de promover uma educação patrimonial crítica e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Soares Rossi, Universidade Federal de Lavras

Pedagoga, Especialista em Didática e Metodologia de Ensino, Psicopedagogia. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Lavras.

Bruno Andrade Pinto Monteiro, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação em Ciências e Saúde (NUTES-UFRJ). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde e Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Coordenador do Laboratório de Inovação e Tecnologia em Ensino de Ciências (LAITech/DQI). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação da UFLA. Participo do grupo de pesquisa do Laboratório de Linguagens e Mediações (NUTES/UFRJ), do Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Educação em Ciências e lidero o Grupo de Pesquisa em Tecnologias em Materiais Didáticos, Metodologias e Projetos para o Ensino de Ciências na UFLA. Tenho interesse de pesquisa no campo da Educação em Ciências, com ênfase nas áreas de: ensino de química, formação de professores, temas sociocientíficos, direitos humanos, espaços escolares, não escolares e virtuais de educação e divulgação em ciências.

Referências

REFERÊNCIAS

BARROS, Jeusadete Vieira; MOLINA, Manuel Diaz; SILVA, Maria de Fátima Vilhena. Evoluindo com a construção de um novo conceito – educação Patrimonial ambiental Fórum Ambiental da Alta Paulista. V. 07, N. 06, 2011. Disponível em file:///C:/Users/Se7e/Downloads/173-336-1-SM%20(1).pdf. Acesso em 11 jan. 2015.

BORTOLOZZI, Aleude. Patrimônio cultural em território urbanizado e a reconstrução das cidades contemporâneas: caminhos e possibilidades da educação patrimonial. X Colóquio Internacional de Geocrítica. Universidade de Barcelona (2008). Disponível em http://www.ub.edu/geocrit/-xcol/157.htm,acesso em 05 fev. 2015

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

____________. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 14 ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.

_____________. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier. (Coord.) Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

HORTA, Maria Lourdes Parreira; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriana Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.

HORTA, Maria de Lourdes Parreira. Fundamentos da Educação Patrimonial. Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras: educação e patrimônio Histórico Cultural. Porto Alegre: FAPA. n.27, 2000.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrypolis, RJ: Vozes, 2001.

LIMA, Marceline; LEMOS, Maria de Fátima, ANAYA, Viviane. Currículo escolar e construção cultural: uma análise prática. Dialogia, São Paulo, v. 5, 2006. Disponível em http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/marceline_mfatima_viviani_curriculo_dialogv5_4k29.pdf ,acesso em 05 abr. 2015.

MAGALHÃES, Leandro Henrique; BRANCO, Patrícia M. C. Patrimonial cultural e memória coletiva: práticas em educação patrimonial. Revista Eletrônica de Educação. Ano 03, número 05, julho a dez. de 2009. Disponível em Acesso em 21 fev. 2105.

OLIVEIRA, Elísio M. Educação Ambiental: uma possível abordagem. Brasília: Ed. IBAMA, 2000.

PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio cultural: consciência e preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009.

PEREIRA, João Emílio D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma. Garrido. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo (SP): Cortez, 2005.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Projeto Escolas-Referência. Manual de Orientação. Belo Horizonte, SEE, 2004.

SIEBRA, Lúcia Maria Gonçalves; BATISTA Vanessa Louise; BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Reconhecendo caminhos para uma educação patrimonial no território cearense. Série Educação Patrim. Cult. E Exten. Univ. n.1, fev. 2014. Disponível em http://www.iphan.gov.br/baixaFcdAnexo.do?id=4323, acesso em 23 abr. 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2015-08-04

Como Citar

Rossi, C. M. S., & Monteiro, B. A. P. (2015). Compreendendo as relações entre a educação patrimonial e os saberes docentes na formação continuada de professores de uma cidade de Minas Gerais. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 380–401. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5193

Edição

Seção

Artigos