A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental

Autores

  • Dirlei Andrade Bonfim Faculdade Independente do Nordeste, Vitória da Conquista, Bahia.
  • Juliana Oliveira Santos Enfermeira da Universidade Federal da Bahia, UFBA e docente da Faculdade Juvêncio Terra, Vitória da Conquista, Bahia.
  • Rubens Jesus Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.
  • Milton Ferreira da Silva Junior Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC.
  • Luís Rogério Cosme Silva Santos Universidade Federal da Bahia, UFBA.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5144

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Construção do Conhecimento. Saber Ambiental.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a interdisciplinaridade, construção do conhecimento para a produção de saber ambiental complexo que responda aos desafios da problemática ambiental atual. Compreende-se assim, que a interdisciplinaridade deve transcender o somatório de disciplinas para unificar um conhecimento novo gerado no contexto epistemológico de formação e inter-relação do saber. Desta maneira, este texto aborda a interdisciplinaridade como promotora de diálogos de saberes e práticas, baseada em princípios teóricos e metodológicos com a finalidade de reintegrar saberes e reconstituir um conhecimento totalizado na perspectiva científica. Neste sentido, entende-se que os problemas ambientais no campo das relações sociedade-natureza devem adotar um processo complexo de produção de possibilidades.

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Biografia do Autor

Dirlei Andrade Bonfim, Faculdade Independente do Nordeste, Vitória da Conquista, Bahia.

Doutorando pelo Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, PRODEMA, da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Professor da Faculdade Independente do Nordeste, Vitória da Conquista.

Juliana Oliveira Santos, Enfermeira da Universidade Federal da Bahia, UFBA e docente da Faculdade Juvêncio Terra, Vitória da Conquista, Bahia.

Doutoranda pelo Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, PRODEMA, da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Enfermeira da Universidade Federal da Bahia, UFBA e docente da Faculdade Juvêncio Terra, Vitória da Conquista.

Rubens Jesus Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

Doutorando pelo Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, PRODEMA, da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

Milton Ferreira da Silva Junior, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC.

Doutor. Professor do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, DCAA e Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, PRODEMA da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC.

Luís Rogério Cosme Silva Santos, Universidade Federal da Bahia, UFBA.

Doutor. Professor da Universidade Federal da Bahia, UFBA.

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Publicado

2015-08-04

Como Citar

Bonfim, D. A., Santos, J. O., Sampaio, R. J., da Silva Junior, M. F., & Silva Santos, L. R. C. (2015). A interdisciplinaridade, construção do conhecimento e do saber ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 344–357. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5144

Edição

Seção

Artigos