Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5082Palavras-chave:
Educação. Ser humano. Ética. Respeito. Vida.Resumo
O estudo tem como propósito discutir, mesmo que de forma inconclusa, a importância de uma ética para a vida, em substituição às éticas abstratas e antropocêntricas. Ele encontra-se estruturado em dois momentos: no primeiro destacam-se a necessidade de diferentes concepções éticas para com a vida. No segundo as reflexões enfocam o fortalecimento e a responsabilização da ação humana, visto que o ser humano, cada vez mais, precisa pensar de forma sistêmica as suas ações, planejar estrategicamente o seu estar aqui, presente e futuro. Nele são discutidos aspectos relacionados a atitudes educacionais, voltadas ao reconhecimento da necessidade dos humanos refletirem sobre seu modo de ser e agir. Conclui-se que a educação, como estratégia formativa, permite imaginar-se no lugar do outro, no lugar de outras formas vivas, para então respeitar a arte dos recursos naturais que viabilizam a vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
JONAS, H. O Princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto, PUC-Rio, 2006.
LATOUCHE, S. Pequeno tratado do decrescimento. ed. 1. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
MURPHY, M. & O’NEILL, L. O que é vida? São Paulo: UNESP, 1997.
MATURANA R., H. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução: José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MATURANA, R., H et all. Matriz ética do habitar humano. Santiago de Chile. 2009. 154 p. Disponível em: <http://escoladeredes.net/group/ bibliotecahumbertomaturana>. Acesso em 25 jun. 2012.
Downloads
Publicado
2015-08-04
Como Citar
Strieder, R., & Cecato, T. (2015). Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 290–308. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5082
Edição
Seção
Artigos