Educação ambiental para justiça ambiental: dando mais uns passos

Caio Floriano dos Santos, Leonardo Dorneles Gonçalves, Carlos Roberto da Silva Machado

Resumo


O trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre os fundamentos da educação ambiental que vem sendo desenvolvida, cada vez mais, de forma hegemônica no Brasil. Ao avançarmos em reflexõesde ações coletivas e sobreas pesquisas do mapeamento dos conflitos ambientais e urbanos, começamos a identificar limites e contradições nas proposições, também, da educação ambiental crítica e transformadora. Na primeira parte apresentamos uma descrição do ponto de partida e do espaço no qual desenvolvemos nossas atividades militantes e de pesquisas que têm nos conflitos, na in/justiça e desigualdade ambiental pressupostos do debate da educação ambiental e de seus limites. Por fim, com os autores que nos ajudam a ir além dos limites da educação ambiental atual, apresentamos algumas proposições de como continuar nossa caminhada na produção de uma educação ambiental para a justiça ambiental junto, com e a partir dos próprios grupos e setores que vivem a desigualdade ambiental na região do sul do Brasil.

Palavras-chave


educação ambiental; justiça ambiental; conflito ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5016

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