Consumismo infantil: um olhar Bakhtiniano às ideologias veiculadas pela mídia

Autores

  • Cristiane Magalhães Bissaco
  • Mariana Nardy
  • Carine Corrêa
  • Patrícia Pereira Bertoli
  • Dagoberto Buim Arena

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5019

Palavras-chave:

análise do discurso, Bakhtin, mídia publicitária.

Resumo

O artigo aqui apresentado visa a discutir o cenário global atual, não só sob o prisma de uma crise ambiental, mas de uma crise civilizatória. Assim, nos dispusemos a analisar e compreender dois eventos da publicidade destinada ao público infantil a partir de um olhar crítico para o consumismo implícito em tais campanhas. Desse modo, por meio do conceito de dialogicidade presente nos textos do Círculo de Bakhtin, vamos verificar sua presença no decorrer do texto, apresentando possibilidades de diálogo entre as ideologias impostas e uma formação crítica do ser.

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Biografia do Autor

Cristiane Magalhães Bissaco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP - Rio Claro e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2010).

Mariana Nardy

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP - Rio Claro. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) e Graduada em Ciências Biológicas (2010), ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Carine Corrêa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP- Rio Claro. Graduada em Publicidade e Propaganda pelo Claretiano - Rio Claro (2013).

Patrícia Pereira Bertoli

Professor adjunto na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Anglo Germânicas (LAG), setor de Inglês. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2010).

Dagoberto Buim Arena

Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2013, é professor Adjunto do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Marília - SP.

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Publicado

2015-08-04

Como Citar

Bissaco, C. M., Nardy, M., Corrêa, C., Bertoli, P. P., & Arena, D. B. (2015). Consumismo infantil: um olhar Bakhtiniano às ideologias veiculadas pela mídia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 209–228. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5019

Edição

Seção

Artigos