Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores
Declaração de Privacidade
Atual
Edições anteriores
Submissões
Notícias
PPGEA
CAPES
FURG
Sobre a FURG
PROPESP
CGTI
Biblioteca FURG
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória
v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória
Publicado:
2016-05-31
Editorial
A Educação Ambiental como reflexo contemporâneo de uma crise democrática e civilizatória
Environmental education as a contemporary reflection of a democratic crisis and civilizing
Vilmar Alves Pereira, Paula Corrêa Henning, Jacqueline Carrilho Eichenberger
1-3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5754
Artigos
Animais silvestres comercializados ilegalmente em algumas cidades do estado do Pará
The illegal commercialization of wild animals in some cities of state of Pará, Brazil
Fabrício Lemos Siqueira Menes, Lígia Terezinha Lopes Simonian
4-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5274
O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos toca
The body as a place touched by the environmental education experience
Derli Juliano Neuenfeldt, Jane Márcia Mazzarino
22-36
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5309
Experiência estética no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata – PUCRS
Aesthetic experience in the Center for Research and Conservation of Nature Pró-Mata – PUCRS
Rita Paradeda Muhle, Isabel Cristina de Moura Carvalho
37-54
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5321
Os caminhos da educação ambiental nos desenhos de animação: histórias contadas pelas crianças sobre o filme “Rio”
Environmental education paths in animation movies: stories told by children about the movie “Rio”
Carolina Alves Gomes de Oliveira, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
55-74
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5382
A experiência com o teatro na formação dos professores: potencialidades à Educação Ambiental e à Educação Estética
The experience with the theater in teacher training: potential environmental education and Aesthetic Education
Luciana Netto Dolci, Susana Inês Molon
75-94
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5383
Educação ambiental para a prevenção da alimentação de animais silvestres no Parque Municipal das Mangabeiras – Belo Horizonte/MG
Environmental education for the prevention of feeding wild animals in the Municipal Park of Mangabeiras - Belo Horizonte / MG
Marcella Junqueira Goulart, Jessica Cunha da Silveira, Geraldo Tadeu Rezende Silveira
95-111
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5386
Mapeamento de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental que tratam do tema mudanças climáticas
Mapping dissertations and Brazilian environmental education theses dealing with the issue of climate change
Danielle Aparecida dos Reis, Luciano Fernandes Silva
112-131
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.4642
Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil
Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil
Élio Jacob Hennrich Júnior, Irene Carniatto, Jaciara Reis Nogueira, Marise Koppe
132-151
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5610
Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográfica
Conceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin
Milena dos Santos Silveira, Nelma Baldin
152-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5391
Agrotóxicos como questão sociocientífica na Educação CTSA
Agrotoxics as Socioscientific Issue in STSE Education
Maria Aparecida Silva Andrade, Dália Melissa Conrado, Nei Freitas Nunes-Neto, Rosiléia Oliveira Almeida
171-191
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5378
Percepção ambiental e sentimento de pertencimento em área de proteção ambiental litorânea no nordeste brasileiro
Environmental Perception and Feeling Belonging in Environmental Protection Area Coastal in Northeastern of Brazil
Leonardo Oliveira Da Silva, Elineí Araújo-de-Almeida
192-212
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5433
Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representação
Possibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representation
Isabel Ribeiro Marques, Roger Albernaz De Araujo
213-229
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5081
Educação Formal (FINALIZADO)
Formação docente e educação ambiental: por uma Pedagogia do cuidado
teacher training and environmental education: for a care Pedagogy
Maria Gorete Cavalcante Pequeno
213-232
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5428
Educação Infantil, Educação Ambiental e construção de valores: uma proposta de formação docente
Early Childhood Education, Environmental Education and Values Education: a proposal for teacher training
Cristiane Magalhães Bissaco, Deise Machado da Silva, Danielle Aparecida dos Reis
233-255
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5572
Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de Professores
Envirnmental Education and Education in Values in Teacher Training
Gabriela Rodrigues Longo
256-268
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5624
A educação ambiental no ensino médio na educação de jovens e adultos do município de Ilha Solteira (SP - Brasil)
Environmental education in high school in young and adult education in Ilha Solteira city (SP - Brazil)
Gilberto Dias de Alkimin, Carolina Buso Dornfeld
269-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5372
A educação ambiental na formação e atuação dos professores de um colégio estadual no município de Catuípe-RS
The environmental education in the vocational training and performance that teachers of a state school in the city Catuípe-RS
Tamires Ferrazza, Toshio Nishijima
281-298
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5368
Educação Não Formal (FINALIZADO)
Aproveitamento do óleo residual de fritura na produção de biodiesel
Utilization of residual frying oil in biodiesel production
Mauricio Xavier Santos, José Geraldo Ferreira da Silva
299-306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5111
As metodologias participativas no processo de elaboração de espaços educadores em zoológicos em uma perspectiva de educação ambiental crítica
The participatory methodologies into the creation of a space-that-educates at zoos in a critical environmental education perspective
Camila Martins, Kátia Gisele de Oliveira Rancura, Haydée Torres de Oliveira
307-326
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5373
Percepção ambiental de pais e filhos visitantes de parques na Cidade de Curitiba
Environmental perception of parents and children visiting parks in Curitiba
Mariana Cortes de Lima, Cláudia Regina Bosa
327-344
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5033
Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básica
Sequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education
Suzana Medeiros, Maria Marly Oliveira
345-364
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5370
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
facebook
Palavras-chave
Informações
Para Autores