Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores
Declaração de Privacidade
Atual
Edições anteriores
Submissões
PPGEA
CAPES
FURG
Sobre a FURG
PROPESP
CGTI
Biblioteca FURG
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória
v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória
Publicado:
2016-05-31
Editorial
A Educação Ambiental como reflexo contemporâneo de uma crise democrática e civilizatória
Environmental education as a contemporary reflection of a democratic crisis and civilizing
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5754
Vilmar Alves Pereira, Paula Corrêa Henning, Jacqueline Carrilho Eichenberger
1-3
PDF
Artigos
Animais silvestres comercializados ilegalmente em algumas cidades do estado do Pará
The illegal commercialization of wild animals in some cities of state of Pará, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5274
Fabrício Lemos Siqueira Menes, Lígia Terezinha Lopes Simonian
4-21
PDF
O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos toca
The body as a place touched by the environmental education experience
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5309
Derli Juliano Neuenfeldt, Jane Márcia Mazzarino
22-36
PDF
Experiência estética no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata – PUCRS
Aesthetic experience in the Center for Research and Conservation of Nature Pró-Mata – PUCRS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5321
Rita Paradeda Muhle, Isabel Cristina de Moura Carvalho
37-54
PDF
Os caminhos da educação ambiental nos desenhos de animação: histórias contadas pelas crianças sobre o filme “Rio”
Environmental education paths in animation movies: stories told by children about the movie “Rio”
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5382
Carolina Alves Gomes de Oliveira, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
55-74
PDF
A experiência com o teatro na formação dos professores: potencialidades à Educação Ambiental e à Educação Estética
The experience with the theater in teacher training: potential environmental education and Aesthetic Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5383
Luciana Netto Dolci, Susana Inês Molon
75-94
PDF
Educação ambiental para a prevenção da alimentação de animais silvestres no Parque Municipal das Mangabeiras – Belo Horizonte/MG
Environmental education for the prevention of feeding wild animals in the Municipal Park of Mangabeiras - Belo Horizonte / MG
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5386
Marcella Junqueira Goulart, Jessica Cunha da Silveira, Geraldo Tadeu Rezende Silveira
95-111
PDF
Mapeamento de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental que tratam do tema mudanças climáticas
Mapping dissertations and Brazilian environmental education theses dealing with the issue of climate change
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.4642
Danielle Aparecida dos Reis, Luciano Fernandes Silva
112-131
PDF
Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil
Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5610
Élio Jacob Hennrich Júnior, Irene Carniatto, Jaciara Reis Nogueira, Marise Koppe
132-151
PDF
Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográfica
Conceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5391
Milena dos Santos Silveira, Nelma Baldin
152-170
PDF
Agrotóxicos como questão sociocientífica na Educação CTSA
Agrotoxics as Socioscientific Issue in STSE Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5378
Maria Aparecida Silva Andrade, Dália Melissa Conrado, Nei Freitas Nunes-Neto, Rosiléia Oliveira Almeida
171-191
PDF
Percepção ambiental e sentimento de pertencimento em área de proteção ambiental litorânea no nordeste brasileiro
Environmental Perception and Feeling Belonging in Environmental Protection Area Coastal in Northeastern of Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5433
Leonardo Oliveira Da Silva, Elineí Araújo-de-Almeida
192-212
PDF
Possibilidades de um cuidado ambiental por entre um cotidiano antropocêntrico: discurso, mídia e representação
Possibilities of an environmental care in between an everyday anthropocentric: speech, media and representation
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5081
Isabel Ribeiro Marques, Roger Albernaz De Araujo
213-229
PDF
Educação Formal (FINALIZADO)
Formação docente e educação ambiental: por uma Pedagogia do cuidado
teacher training and environmental education: for a care Pedagogy
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5428
Maria Gorete Cavalcante Pequeno
213-232
PDF
Educação Infantil, Educação Ambiental e construção de valores: uma proposta de formação docente
Early Childhood Education, Environmental Education and Values Education: a proposal for teacher training
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5572
Cristiane Magalhães Bissaco, Deise Machado da Silva, Danielle Aparecida dos Reis
233-255
PDF
Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de Professores
Envirnmental Education and Education in Values in Teacher Training
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5624
Gabriela Rodrigues Longo
256-268
PDF
A educação ambiental no ensino médio na educação de jovens e adultos do município de Ilha Solteira (SP - Brasil)
Environmental education in high school in young and adult education in Ilha Solteira city (SP - Brazil)
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5372
Gilberto Dias de Alkimin, Carolina Buso Dornfeld
269-280
PDF
A educação ambiental na formação e atuação dos professores de um colégio estadual no município de Catuípe-RS
The environmental education in the vocational training and performance that teachers of a state school in the city Catuípe-RS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5368
Tamires Ferrazza, Toshio Nishijima
281-298
PDF
Educação Não Formal (FINALIZADO)
Aproveitamento do óleo residual de fritura na produção de biodiesel
Utilization of residual frying oil in biodiesel production
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5111
Mauricio Xavier Santos, José Geraldo Ferreira da Silva
299-306
PDF
As metodologias participativas no processo de elaboração de espaços educadores em zoológicos em uma perspectiva de educação ambiental crítica
The participatory methodologies into the creation of a space-that-educates at zoos in a critical environmental education perspective
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5373
Camila Martins, Kátia Gisele de Oliveira Rancura, Haydée Torres de Oliveira
307-326
PDF
Percepção ambiental de pais e filhos visitantes de parques na Cidade de Curitiba
Environmental perception of parents and children visiting parks in Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5033
Mariana Cortes de Lima, Cláudia Regina Bosa
327-344
PDF
Sequência didática interativa trabalhada como proposta CTS com a temática aquecimento global para a Educação básica
Sequence teaching interactive worked as proposed CTS with the theme for global warming basic education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5370
Suzana Medeiros, Maria Marly Oliveira
345-364
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
facebook
Palavras-chave
educação ambiental
referenciais curriculares
comunidades locais.
estratégias.
metodologia.
juiz
sentença
escolas públicas
gerações
paisagem
karl marx.
história oral
acesso.
marketing
programa “welcome”
grupo
ea conservadora.
Informações
Para Autores