Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de Professores
Envirnmental Education and Education in Values in Teacher Training

Gabriela Rodrigues Longo

Resumo


A dimensão axiológica tem sido considerada um importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a temática ambiental. Essa dimensão, então, fica evidente na temática ambiental quando o que se propõe é a construção de novas formas de relação entre sociedade e natureza, já que estas se pautam nos valores vigentes na sociedade atual e, para que ocorram mudanças nessa relação, é necessário também uma mudança de valores. É nesse sentido que a educação deve entrar para suprir as lacunas deixadas por esse padrão social que foi construído e, junto a isso, caminha a formação do educador ambiental que será responsável por trazer tão complexas temáticas para dentro da sala de aula. Nesse contexto, e percebendo que os professores não são formados para trabalhar diretamente com valores, o presente trabalho se propõe a discorrer a respeito da relação entre a formação dos educadores ambientais com a educação ambiental e valores e suas limitações.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Educação em Valores; Formação de Professores

Texto completo:

PDF

Referências


BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. Educação Ambiental e Educação em Valores em um programa de formação docente. REEC Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 7, 2008, p. 313-336.

_____________________________; SEMPREBONE, Angela. Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais. Ciência e Educação, Bauru. v. 16, n. 1, p. 131-148, 2010.

BRAGAGNOLO, Felipe ; KUIAVA, Evaldo Antônio. Ética e Valores Morais na Formação de Profissionais da Educação. In: V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul. Anais do V CINFE Congresso Internecional de Filosofia e Educação, 2010.

CARVALHO, Luiz Marcelo de. A Temática Ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. São Carlos: Editora da UFSCar, 2006.

CHEW, Edwin. Views, Values and Perceptions in Geographical Fieldwork in Singapore Schools. International Research in Geographical and Environmental Education, v. 17, n.4, 2008.

CORREIA, Marinêz Luiza. A formação inicial do professor: os desafios e tensões que a prática pedagógica impõe. Analecta, Guarapuava, v. 9, n. 2, p.11-20, jul./dez 2008.

GOUVÊA, Giana Raquel Rosa. Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental. Educar, Curitiba, n. 27, p. 163-179, 2006. Editora UFPR.

JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães; TOMANIK, Eduardo Augusto. Representações Sociais de Meio Ambiente: Subsídios para a Formação Continuada de Professores. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 181-199, 2013.

KRONLID, David O.; ÖHMAN, Johan. An environmental ethical conceptual framework for research on sustainability and environmental education. Environmental Education Research, v. 19, n. 1, p. 21-44, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13504622.2012.687043. Acesso em: 16 jan. 2016.

LEWIS, Elaine; MANSFIELD, Caroline; BAUDAINS, Catherine. Getting down and dirty: Values in education for sustainability. Issues in Educational Research, v. 18, n. 2, 2008.

LOUREIRO, Carlos Frederico B.; TREIN, Eunice; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; NOVICKI, Victor. Contribuições da Teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cadernos do CEDES (UNICAMP), v. 29, n. 77, 2009.

MENIN, Maria Suzanna de Stefano. Valores na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p.91-100, jan./jun. 2002.

MINGUET, Pilar Aznar; MARTINEZ-AGUT, M. Pilar; PALACIOS, Belen; PIÑERO, Albert; ULL, M. Angeles. Introducing sustainability into university curricula: an indicator and baseline survey of the views of university teachers at the University of Valencia. Environmental Education Research, v. 17, n. 2, p. 145-166, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13504622.2010.502590. Acesso em: 16 jan. 2016.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, abril 2001. p. 27-42.

O’FLAHERTY, Joanne; LIDDY, Mags; TANSEY, Lorraine; ROCHE, Cathy. Educating engaged citizens: four projects from Ireland. Education + Training, v. 53, n. 4, p. 267-283, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/00400911111138442. Acesso em: 16 jan. 2016.

SATO, Michele. Formação em Educação Ambiental – da escola à comunidade. In: MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Panorama da educação ambiental no ensino fundamental, Brasília: MEC, SEF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/panorama.pdf. Acesso em: 16 jan. 2016.

SENA, Lívia Moreiras; BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. A Dimensão Valorativa Da Temática Ambiental e o Trabalho com Valores em Aulas de Ciências. Nuances: Estudos Sobre Educação, Presidente Prudente, v. 23, n. 24, p.179-199, set./dez 2012.

SOUZA, Daniele Cristina de. Ejes Temáticos en la Investigación Sobre Formación de Profesores para Educación Ambiental en el Brasil: un estudio de monografías y tesis en las áreas de educación y enseñanza de las ciencias y las matemáticas (2003-2007). Góndola, v.6, n.1, p. 49-61, 2011.

TOZZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.9, p.33-50, 2001.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5624

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.